Ella Lei duvida da viabilidade de salas de fumo altamente padronizadas

 

0-cigarettes

A deputada Ella Lei, vice-presidente da Federação das Associações de Operários de Macau, defendeu ontem que não é aceitável que o Governo mude a sua posição da “proibição total de fumo” para a “criação de salas de fumo”.

Num comunicado emitido anteontem, a Direcção dos Serviços de Saúde garantiu que irá cautelosamente considerar a sugestão de permitir que os casinos estabeleçam salas para fumadores, sublinhando que vai ter como referência outros países para optimizar as actuais condições. A tomada de posição materializou-se depois das operadoras de jogo terem encomendado um estudo, conduzido junto dos seus trabalhadores, sobre a eventual criação de salas de fumo em todos dos espaços de jogo, no qual 55 por cento dos entrevistados disse aceitar a introdução destas salas.

Ella Lei, que falou ontem à margem do almoço de Primavera da Assembleia Legislativa, disse acreditar que a posição assumida pelo Governo vem ajustar a posição inicial de proibição total de fumo em todos os espaços interiores: “Tendo em conta o relatório, e calculando apenas a área de jogo, 55 por cento dos funcionários disse aceitar a facilitação de salas de fumo, mas 45 por cento dos trabalhadores apoia a proibição total de fumo. Eu penso que o Governo não deveria ver a partir dos números, como mais uma pessoa, ou mais 10 pessoas aceitam as salas de fumo, e então nós introduzimos salas de fumo”, defendeu a deputada.

Ella Lei Cheng I recordou ainda que o Governo mencionou várias vezes o estudo da Organização Mundial de Saúde onde se assinala que as salas de fumo não podem assegurar a saúde dos trabalhadores. A deputada  critica o facto do Executivo vir dizer agora que o estudo efectuado com os funcionários das seis operadoras de jogo, mostra que a existência de salas de fumo é viável, mas que ainda precisa de ser melhorado: “Penso que estas duas afirmações são contraditórias, o Governo devia falar em nome da saúde dos trabalhadores”, salientou.

“O que são as salas de fumo de alto padrão? Porque dizem que está bem? Podem elas proteger a saúde dos trabalhadores?”, questionou Ella Lei. A deputada defende que o Governo deve considerar as opiniões da população, ao invés de afirmar que “está tudo bem em fazer isso”. E.G.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s