Japão: Maior superavit da conta corrente em quase uma década

 

iene

O Japão registou no ano passado um superavit da conta corrente de 20,65 biliões de ienes – qualquer coisa como 172.062 milhões de euros –  alcançando o maior volume em nove anos, anunciou esta quarta-feira o Executivo de Tóquio.

O valor, que supera em 25,8 por cento o excedente de 2015 e o mais elevado desde 2007, parece responder à diminuição dos preços do petróleo e ao fortalecimento do iene, o que, no seu conjunto, tornou mais baratas as importações do arquipélago, muito dependente do exterior.

Dezembro marcou o 30.º mês consecutivo de superavit da conta corrente da terceira maior economia mundial.

O excedente em Dezembro foi de 1,11 biliões de ienes – 9.249 milhões de euros – menos 21,4 por cento em termos mensais e mais 18,3 por cento em termos anuais homólogos, de acordo com os os dados do Ministério das Finanças.

Os dados são conhecidos um dia depois de a balança comercial norte-americana mostrar que o Japão é o país com o qual a maior economia mundial mantém o segundo maior défice – a seguir à República Popular da China – sobretudo devido às importações de automóveis japoneses.

O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou precisamente a industrial automóvel nipónica de levar a cabo práticas comerciais injustas que desequilibram a balança comercial bilateral, fazendo-a pender a favor do Japão.

O tema vai ocupar um lugar central na agenda quando Trump receber, na sexta-feira, em Washington, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Em 2016, a balança comercial do Japão registou um superavit de 5,57 biliões de ienes – 46.431 milhões de euros – o que contrasta com um défice de 628.800 milhões de ienes _ 5.240 milhões de euros – do ano anterior.

Não obstante, as exportações diminuíram 8,4 por cento face a 2015 – para 68,88 biliões de ienes – 574.198 milhões de euros –, enquanto as importações caíram ainda mais (16,5 por cento), até aos 63,3 biliões de ienes (527.682 milhões de euros).

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s