Pequim quer criar 50 milhões de postos de trabalho até 2020

t1larg-workers-gi_

 

As autoridades da República Popular da China fixaram como meta criar 50 milhões de postos de trabalho nas cidades, até 2020, ao mesmo tempo que mantém a taxa de desemprego abaixo dos cinco por cento.

Os números foram avançados esta terça-feira pela imprensa estatal, que cita os planos do Executivo chinês para os próximos cinco anos (2016-2020). O seu objectivo de criação de emprego, circunscrito às cidades do país, – as autoridades excluem dos cálculos as zonas rurais, onde vive mais de 40 por cento da população – situa-se acima da meta fixada nos cinco anos anteriores, de 45 milhões.

Em 2016, a República Popular da China criou 13,14 milhões de postos de trabalho e a taxa de desemprego fixou-se em 4,02 por cento.

O índice de desemprego urbano na China leva mais de uma década a flutuar entre os 4 e os 4,3 por cento, um período durante o qual o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país oscilou entre 14,2 por cento, em 2007, e 6,7 por cento, em 2016, a taxa mais baixa em 26 anos.

Citados pelo jornal oficial China Daily, especialistas chineses assinalam a dificuldade em conseguir cumprir com a meta de criação de emprego, numa altura de desaceleração da economia chinesa e de reestruturação da indústria do país.

Só nas indústrias do aço e do carvão, as autoridades anunciaram o despedimento de 1,8 milhões de trabalhadores, visando reduzir o excesso de capacidade de produção.

O Governo chinês anunciou, no início de Janeiro, que adoptará uma “política proactiva de criação de emprego”, até 2020, com formação, medidas de estímulo ao empreendimento e reestruturação das indústrias menos eficientes.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s