Serviços de Economia garantem incentivos à concorrência

person-filling-fuel-at-fuelstation

O Governo prometeu apoiar uma maior concorrência e promover a abertura, em nome dos interesses dos consumidores, do mercado de combustíveis em Macau. A nova estação de abastecimento que começou a operar em meados do ano passado tem cumprido as disposições relativamente à redução de preços, assegura a Direcção dos Serviços de Economia (DSE) numa resposta a Kwan Tsui Hang.

A deputada apresentou no final do ano passado uma interpelação escrita sobre a problemática em que defendia que “a nova bomba não cumpriu o requisito definido no contrato no que respeita à taxa de preço reduzido”, comparativamente aos bónus concedidos pelas outras gasolineiras. Na resposta à parlamentar, assinada por Tai Kin Ip, a Direcção dos Serviços de Economia diz que não é bem assim: “A nova estação de abastecimento iniciou as operações em Junho de 2016 e reduziu os preços dos seus combustíveis até 20 por cento abaixo dos preços de mercado dentro do prazo de 30 meses a contar da data da inauguração, como é requerido no contrato, e o seu preço de venda tem sido mais baixo do que o de outras estações de abastecimento”, assinala o director da DSE.

Tai Kin Ip adiantou ainda que a equipa de fiscalização da DSE solicitou às empresas que exploram as restantes gasolineiras do território que proporcionem preços e promoções mais vantajosos para o público e prometeu que o Governo iria “continuar a motivar de forma ordenada a abertura do mercado e encorajar a competitividade”, em benefício dos consumidores.

Relativamente ao Depósito de Distribuição dos Combustíveis, o responsável da Direcção dos Serviços de Economia esclareceu que, até Dezembro do ano passado, a sua utilização global chegou a superar por vezes os 80 por cento. Ainda assim, Tai Kin Ip considera a actual capacidade de armazenamento “suficiente” e afirma que a eventual vinda de outros operadores será feita em coordenação com o planeamento urbano e a expansão do território e que a construção de um novo depósito de distribuição de combustíveis está condicionada pela existência de uma localização adequada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s