Divida pública chinesa ultrapassou limite definido pelo Governo

pic-china-debt

A dívida pública da República Popular da China disparou, em 2016, para 2,83 biliões de yuan, o equivalente a 3,8 por cento do Produto Interno Bruto do país. A fasquia quedou-se oito décimas acima do limite fixado pelo Governo.

As receitas fiscais do Estado chinês fixaram-se em 15,96 biliões de yuan (2,17 biliões de euros) e os gastos públicos em 18,78 biliões (2,56 biliões de euros), revelou na segunda-feira o ministério das Finanças chinês.

Pequim fixou um tecto para o endividamento público equivalente a 3 por cento do PIB, para 2016, um acréscimo face ao ano anterior (2,3 por cento), visando contrariar o abrandamento económico através de mais gastos públicos e redução dos impostos.

A despesa pública do país asiático aumentou 6,4 por cento, no ano passado, face a 2015, e excedeu o aumento das receitas fiscais, de 4,5 por cento, detalhou o ministério.

O aumento da despesa pública, no entanto, desacelerou no segundo semestre, depois de ter crescido 15,1 por cento, em termos homólogos, entre Janeiro e Junho.

Os números divulgados esta semana pelo ministério das Finanças são ainda provisórios. Os dados finais devem ser aprovados em Março, durante a sessão anual da Assembleia Nacional Popular, o órgão legislativo chinês.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s