Inflação atingiu o valor mais baixo desde 2009

 

cesta

A taxa de inflação no território foi de 2,37 por cento no ano passado, a mais baixa desde 2009, segundo dados oficiais ontem divulgados.

“Em 2016, a taxa de inflação foi de 2,37 por cento, continuando a diminuir face à observada em 2015 (4,56 por cento), indicou a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) em comunicado.

Trata-se da taxa de inflação mais baixa desde 2009, ano em que foi de 1,17 por cento.

De acordo com os Serviços de Estatística e Censos, a taxa de inflação anual cresceu graças, essencialmente, às rendas dos parques de estacionamento, aos preços das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, às despesas dos serviços de administração de edifícios e aos preços do tabaco.

Analisando por secções de bens e serviços, os índices de preços das secções das bebidas alcoólicas e tabaco, da educação e dos transportes cresceram 21,73 por cento, 8,39 por cento e 6,99 por cento, respectivamente, face ao ano 2015, enquanto os das secções do vestuário e calçado e das comunicações diminuíram 2,33 por cento e 0,90 por cento, respectivamente.

No quarto e último trimestre de 2016, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) geral médio subiu 1,43 por cento em termos anuais homólogos e 0,39 por cento em termos trimestrais.

Só em Dezembro, o IPC aumentou 1,44  por cento face ao mesmo mês de 2015, mas recuou 0,09 por cento comparativamente ao registado em Novembro (+1,53 por cento).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) geral permite conhecer a influência da variação de preços na generalidade das famílias de Macau.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s