Xi Jinping quer um mundo sem armas nucleares

3.China.jpg

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, apelou na quarta-feira, a todos os países para construírem um mundo sem armas nucleares, bem como à destruição de todos os ‘stocks’ existentes, num discurso nas Nações Unidas, em Genebra.

“As armas nucleares deveriam ser totalmente interditas e destruídas para construir um mundo sem armas nucleares”, num discurso proferido perante 800 pessoas, entre as quais o novo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Num longo discurso na sede da Organização das Nações Unidas na Europa, Xi Jinping defendeu também um sistema de governação mundial baseado na igualdade entre todas as nações: “Devemos rejeitar o domínio de apenas um ou vários países”, defendeu o chefe de Estado chinês, salientando que as grandes potências devem respeitar os interesses de cada um.

Para Xi Jinping, os “países grandes devem tratar os mais pequenos de forma igual em vez de agirem como uma hegemonia, impondo a sua vontade aos outros”, disse.

No discurso, o Presidente chinês salientou que o seu país está comprometido com a construção da paz no mundo.

Na terça-feira, em Davos, Suíça, Xi Jinping tinha afirmado a necessidade de reequilibrar a globalização para a tornar “mais forte, mais inclusiva e duradoura”.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s