EPM e Federação de Montanhismo juntam esforços para promover escalada desportiva

maxresdefault1

O objectivo de promover a escalada desportiva junto dos residentes do território é o mote para a segunda edição de uma competição organizada a meias pela Federação de Montanhismo de Macau- China e pela Escola Portuguesa de Macau (EPM). O certame decorre no próximo domingo, entre as 9h e as 17h.

Nuno Marques, docente na Escola Portuguesa de Macau, é um dos responsáveis pela dinamização do evento. Com uma vasta experiência na área da escalada que adquiriu desde a altura em que ainda leccionava em Portugal, o professor foi quem mediou a parceria entre a escola e a federação: “Temos o equipamento, a parede de escalada. Eles solicitaram o nosso envolvimento e este já vai ser o segundo ano que a Escola Portuguesa acolhe o ‘Open’ de escalada”, disse o docente ao PONTO FINAL.

O 2º Open de Escalada Desportiva da Escola Portuguesa de Macau pretende também proporcionar uma plataforma para os praticantes de escalada de Macau. O evento deverá permitir a selecção de alguns dos melhores atletas para integrarem uma formação que possa representar o território em competições regionais e internacionais.

Em declarações ao PONTO FINAL, Nuno Marques referiu que, até ao momento as inscrições – que estavam inicialmente abertas até ontem, mas a organização decidiu prolongar o prazo até ao dia de hoje – contam com “12 alunos dos escalões mais jovens e mais de 30 adultos, profissionais e amadores”.

Macau ainda não dispõe das condições ideais para promover competições de escalada, lamentou o docente da EPM: “Teria de haver uma grande aposta em termos de equipamentos e formação de instrutor”, defendeu Nuno Marques, sublinhando a ideia de que seria importante a realização de campeonatos inter-escolas no território.

O docente assinalou que os seus alunos já participaram em competições, mas em Hong Kong, destacando a “diferença” que se verifica entre as duas regiões no que respeita ao fomento da modalidade. A última competição em que os alunos da Escola Portuguesa de Macau participaram reuniu cerca de uma dezena de instituições de ensino. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s