Clarinete e piano na celebração dos vinte anos da Associação de Regentes de Banda

O clarinetista Balázs Rumy e a pianista Deborah Lee apresentam-se hoje, às 20 horas, num recital organizado pela Associação de Regentes de Banda de Macau (ARBM). O evento decorre no Colégio de Santa Rosa de Lima e integra uma série de concertos com que a associação vai celebrar, ao longo deste ano, duas décadas de existência.

balazs-rumy-1

Sílvia Gonçalves

A Associação de Regentes de Banda de Macau (ARBM) promove esta noite um recital do clarinetista Balázs Rumy, que será acompanhado ao piano por Deborah Lee. O evento, que tem lugar na capela do Colégio de Santa Rosa de Lima, integra uma série de concertos com que a associação vai assinalar ao longo deste ano o seu 20º aniversário. Ao PONTO FINAL, Pui Kam Leung, membro da ARBM, fala do trabalho que o organismo tem desenvolvido junto das escolas secundárias do território na promoção da música e na criação de bandas votadas ao registo clássico.

“Este músico é húngaro e toca na Ópera de Budapeste [é clarinete principal na Hungarian State Opera House]. Estudou em Budapeste, Nova Iorque, em Genebra. Estamos muito contentes por tê-lo convidado a vir a Macau para tocar num concerto com uma pianista que é professora em Genebra. Eles vão tocar diferentes tipos de música, como Poulenc, música francesa, Brahms, música alemã e música folk húngara”, explica Pui Kam Leung. A também artista, de 27 anos – e que exerce funções administrativas na associação –  enquadra o recital de hoje numa série de concertos que ao longo do ano vão assinalar um aniversário redondo da ARBM: “Este é um concerto da série do nosso vigésimo aniversário. Este é o nosso vigésimo ano. Estamos a ter uma série de concertos que tiveram início em Novembro último e que vão percorrer o ano de 2017”, adianta a responsável.

No calendário das festividades segue-se, a 22 de Janeiro, às 20 horas, o concerto “The Agitation of the Earth”, no pequeno auditório do Centro Cultural de Macau: “É um concerto com um ensemble de percussão. Os intérpretes são estudantes de liceu e alguns são músicos amadores. A 5 de Fevereiro vamos ter um concerto com um ensemble de saxofone [“Phone Show Carnival”, no mesmo auditório, às 20 horas]. Os intérpretes são também estudantes de liceu”, adianta.

Pui Kam Leung dá conta do trabalho desenvolvido pela associação junto das escolas do território ao longo dos últimos vinte anos: “Temos feito muito trabalho em escolas secundárias. Há uns dez anos havia poucas escolas que tinham bandas. Mas agora temos 16 a 17 escolas com bandas. Acredito que todas as escolas podem ter a possibilidade de aprender música, de conhecer música clássica ou música de banda, pode mudar totalmente as suas vidas. Espero que possamos continuar a trabalhar nisto, e que mais pessoas possam conhecer a música clássica”.

A associação é hoje responsável pelas bandas de dez escolas de Macau, conta ainda a dirigente, que salienta as vantagens de um contacto precoce dos mais jovens com a música. “É verdade que hoje há muitas actividades que os miúdos têm à disposição. Mas a experiência de tocarem numa banda pode dar-lhes diferentes memórias, porque podem gozar a música em conjunto com os amigos, com os pais. Penso que a música pode mudar-lhes a mente e fazê-los mais fortes”.

Os estudantes estão, de resto, em maioria numa associação onde predomina o sangue novo: “Somos cerca de 350 membros. A maioria são estudantes de escolas secundárias, alguns já trabalham mas são amantes de música, alguns dos tutores são músicos profissionais que estudaram lá fora”, descreve Pui Kam Leung.

O programa do recital de hoje integra peças de Martinu, Brahms, Honegger, Kokai e Poulenc. O bilhete tem um preço de 120 patacas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s