Leong Veng Chai aconselhado a tirar Sónia Chan de discurso em que exigiu investigação à secretária

 

O deputado queria referir o nome de Sónia Chan na sua intervenção de ontem. O Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa pediu ao companheiro de bancada de José Pereira Coutinho para que não fizesse referências à actual secretária, nem ao ex-Procurador da RAEM.

juntos

João Santos Filipe

Leong Veng Chai instou ontem o Governo a realizar uma investigação ao telefonema que Sónia Chan fez ao ex-Procurador da RAEM, Ho Chio Meng, no qual recomendou um familiar para trabalhar no Ministério Público. Contudo, o deputado revelou ao PONTO FINAL que foi aconselhado pelo Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa a retirar do discurso as referências a Sónia Chan e Ho Chio Meng.

As alterações são mostradas através da comparação entre as duas versões do discurso fornecidas pelo deputado ao PONTO FINAL. A primeira versão terá sido enviada na quarta-feira à noite, enquanto a segunda foi alterada momentos antes do início da sessão de ontem, quando as recomendações foram feitas: “Foi a primeira vez que isto aconteceu comigo. Foi-me dito que era melhor não colocar estas informações [referências a Florinda Chan, Sónia Chan e Ho Chio Meng]. Como o caso ainda está a ser julgado nos tribunais disseram-me que não é conveniente evocar o nome de Sónia Chan nem do antigo procurador”, disse Leong Veng Chai, ao PONTO FINAL.

“As recomendações foram feitas por parte do Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa”, explicou o deputado, antes de acrescentar que aceitou proceder às alterações por “ter sido apanhado de surpresa” com a situação.

O discurso original, na versão chinesa, tinha seis parágrafos tendo depois ficado reduzido a cinco. Já as referências a Sónia Chan, Florinda Chan e Ho Chio Meng foram transformadas em “titulares dos principais cargos”.

Além disso, os discursos dos deputados entregues aos jornalistas em papel estão todos agrupados através de um agrafo, enquanto que o de Leong Veng Chai surge colado com fita-cola no final do volume de interpelações, facto que parece confirmar a versão do deputado.

Já José Pereira Coutinho, companheiro de bancada de Leong Veng Chai, considerou todo o incidente “grave”:  “Foi dada indicação para tirar o nome dela [Sónia Chan]. Isto é limitar a liberdade de expressão do deputado na intervenção antes da ordem do dia. Isto é grave”, sublinhou, ao PONTO FINAL.

O PONTO FINAL contactou o Gabinete do Presidente da AL para ouvir a sua versão dos factos, mas até à hora do fecho da edição não recebeu qualquer resposta.

 

Investigação interna

 

Na interpelação de ontem, Leong Veng Chai exigiu de imediato a “constituição de uma equipa independente de investigação disciplinar, para apurar a verdade dos factos e exigir responsabilidade” em relação ao telefonema confirmado por Sónia Chan, ao PONTO FINAL.

“Os titulares dos principais cargos devem assumir responsabilidade política por forma a evitar prejuízos para a imagem do Governo da RAEM, quer em Macau quer ao nível internacional”, sublinhou.

Apesar das recomendações ao seu colega, o deputado José Pereira Coutinho abordou o tópico, em português na AL, referindo-se ao “escândalo Sónia Chan”.

O jurista realçou também que “nem ‘todos são iguais perante a lei’ porque alguns, abusando dos poderes públicos inerentes aos cargos que ocupam podem obter benefícios e privilégios para si, familiares e amigos que o simples cidadão nunca imaginaria conseguir”.

José Pereira Coutinho questionou igualmente o facto de “organismos públicos como o Comissariado Contra a Corrupção, Comissariado de Auditoria, Direcção dos Serviços de Finanças, Gabinete de Informação Financeira” não terem detectado “os sinais de abusos de poder e corrupção deixando as ‘coisas correr ao sabor dos ventos’”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s