Governo atribui “Lótus de Ouro” a ex-secretário Cheong U

O Executivo deu ontem a conhecer a lista de individualidades e entidades agraciadas com medalhas e títulos honoríficos. Este ano, a mais alta condecoração da RAEM – o “Lótus de Ouro” – vai ser atribuída ao antigo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U e ao antigo deputado Lei Pui Lam.

1-arquivo
O chefe do Executivo de Macau vai agraciar o seu ex-secretário para os Assuntos Sociais e Cultura Cheong U e o antigo deputado Lei Pui Lam com a mais alta condecoração da Região Administrativa Especial, foi ontem anunciado.
A “Lótus de Ouro” de 2016 vai ser atribuída a Cheong U, que foi Comissário Contra a Corrupção e secretário para os Assuntos Sociais e Cultura e a Lei Pui Lam, ex-deputado à Assembleia Legislativa ligado ao sector da Educação. O “Lótus de Prata”, por sua vez, vai para o deputado e empresário Kou Hoi In e para Van Kuan Lok, da área da Educação.
A lista, que inclui 36 individualidades e entidades que vão receber medalhas e títulos honoríficos em Janeiro, ‘encolheu’ relativamente ao ano passado, quando foram agraciadas mais de 60 personalidades, incluindo três ex-secretários com o principal galardão.
Segundo a lista, divulgada pelo gabinete do porta-voz do Governo, as medalhas de mérito profissional vão ser atribuídas este ano à Direcção dos Serviços de Identificação e a Cândida Pires, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, onde lecciona há 28 anos.
Já pelo mérito industrial e comercial serão distinguidos Ho Ioc Tong e a empresa centenária portuguesa F. Rodrigues, ligada ao sector da importação.
Maria Helena de Senna Fernandes, actualmente directora dos Serviços de Turismo, e Francisco Xavier Lou Chi Seng, que esteve 20 anos ao serviço como cozinheiro no Palácio da Praia Grande, vão receber a medalha de mérito turístico.
A medalha de mérito educativo vai para uma outra dirigente – Leong Lai, que está à frente da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude – e para a Universidade de Macau, fundada em 1981, bem como para a Escola da Associação para Filhos e Irmãos dos Agricultores, criada em 1956. O galardão distingue ainda Ip Hong Kit, docente há 36 anos na Escola dos Moradores do Bairro do Patane.
A medalha de mérito cultural vai para a Associação dos Artistas de Belas-Artes de Macau, criada há 60 anos, e para Mio Pang Fei, artista plástico chinês que, no ano passado, representou Macau na Bienal de Veneza.
Três associações vão ser distinguidas com a medalha de mérito altruístico (Associação de Bem-Estar dos Moradores de Macau, Associação dos Amigos da Caridade de Macau e Associação dos Familiares e Encarregados dos Deficientes Mentais de Macau).
A Associação Geral de Wushu de Macau, constituída em 1998, Mário Ferreira Sin, actual director das provas de automóveis da Comissão do Grande Prémio de Macau e Lau Vai Hong, octogenário ligado ao sector da pesca e às artes marciais chinesas, vão ser condecorados com a medalha de mérito desportivo.
A medalha de valor vai para o Grupo de Vacinação para a Prevenção de Doenças dos Serviços de Saúde e para o Comissariado de Trânsito da PSP, enquanto a de dedicação será atribuída à intérprete-tradutora Maria do Céu Hung, ao conservador e notário Vicente João Monteiro e ao inspector da Polícia Judiciária Porfírio Zeferino de Souza.
Outras quatro individualidades vão ser agraciadas com a medalha de serviços comunitários, enquanto duas equipas de escolas e dois estudantes serão distinguidos com o título honorífico de valor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s