China: Produção industrial cresceu 6,2 por cento em Novembro

3.China.jpg

O crescimento da produção industrial da República Popular da China, que mede o rendimento das fábricas e minas no país, fixou-se nos 6,2 por cento em Novembro, face ao mesmo mês do ano passado, num sinal positivo para a segunda economia mundial.

As vendas a retalho, um índice chave para medir os níveis de consumo, subiu 10,8 por cento, em termos homólogos, indicou o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.
No total, o sector retalhista vendeu 3,1 biliões de yuan num único mês. O investimento em activos fixos, que calcula as despesas do Governo em infra-estruturas, cresceu 8,3 por cento, nos primeiros onze meses do ano, face ao mesmo período de 2015.
“O desenvolvimento económico foi sólido e robusto em Novembro”, afirmou o GNE, em comunicado, realçando que as reformas do lado da oferta, as políticas de estímulo e a melhoria na eficiência das fábricas, contribuíram para aqueles resultados.
Segunda maior economia do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos, a China tem sido o motor da recuperação global desde a crise financeira de 2008.
No ano passado, porém, a economia chinesa cresceu ao ritmo mais lento do último quarto de século, 6,9 por cento. Pequim está a encetar uma transição do modelo económico, que visa converter o consumo interno no principal motor de crescimento, em detrimento das exportações e indústria pesada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s