Sistema científico de formação de professores de língua portuguesa em debate na Universidade de Macau

macau08

A Universidade de Macau (UMAC) acolheu na sexta-feira um seminário sobre Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira. O encontro contou com a participação de especialistas de Portugal, Pequim e Macau. Em discussão estiveram questões no âmbito da optimização de métodos de ensino de português como segunda língua. Foi ainda explorada a “construção de um sistema científico e profissional de formação de professores de português, de modo a responder à procura de quadros qualificados bilingues e aos desafios que Macau enfrenta no século XXI”, pode ler-se num comunicado emitido pela instituição de ensino superior.

O número de alunos matriculados em cursos superiores leccionados em língua portuguesa cresceu 183 por cento, anunciou no seminário um representante do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura.  Na maior  instituição de ensino superior do território decorre ainda um Referencial de Português como Língua Estrangeira para Falantes de Língua Materna Chinesa. No mesmo serão definidas “recomendações específicas para a elaboração de actividades, tarefas e materiais didácticos de ensino de português como língua estrangeira adequados a este tipo de aprendentes”, refere a mesma nota.

Presente no seminário, e em representação de Alexis Tam, esteve Rafael Gama, que anunciou que o número de alunos matriculados em cursos superiores leccionados em língua portuguesa cresceu 183 por cento, “sendo a Universidade de Macau a instituição que tem um maior número de matrículas”. A directora da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, Jin Honggang, defendeu, por sua vez, a necessidade de “trabalhar em três áreas de ensino de língua: elaboração de manuais didácticos, qualidade do corpo docente e métodos de ensino”. A responsável referiu ainda factores que considera relevantes no processo de formação de professores, “como a construção de um processo de ensino e de um ambiente de ensino seguro e alegre, com um sistema de avaliação confiável e científico”.

No seminário, os professores e investigadores Yao Jingming, Maria José dos Reis Grosso, Ana Paula Cleto, Zhang Jing e Sun Ye apresentaram os resultados do projecto “Quadro de Referência do Português como Língua Estrangeira para Falantes de Língua Materna Chinesa”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s