Leuillet vence GP de karting de Macau e sonha com a Fórmula 1

Nas provas secundárias, a RAEM pôde comemorar a dobradinha na Taça Macau da classe KZ, com Leong Hon Chio e Cheong Chi Hou a subirem aos dois lugares mais altos do pódio. Nas restantes categorias, os pilotos australianos tiveram um dia em grande, vencendo quase tudo o que havia para vencer.

1.KartsLeuillet.jpg

Rodrigo de Matos

Ainda tem pela frente um longo caminho para percorrer, mas para o jovem piloto francês Tom Leuillet  sonhar não custa. E a vitória ontem no Grande Prémio Internacional de Karting de Macau, disputado no Kartódromo de Coloane, ajuda: “O meu sonho é correr na Fórmula 1”, confessa o jovem parisiense de 17 anos.

Na pista, ainda se sentia o cheiro a gasolina e a borracha queimada das corridas anteriores – foram várias as categorias, para pilotos de todas as idades, as que estiveram em competição este fim-de-semana nas pista de Coloane – mas não houve tempo a perder, nem mãos a medir: os karts que iam correr a prova principal –  o Campeonato Ásia-Pacífico da classe KZ da CIK-FIA –  estavam já alinhados na grelha. Sentado sobre a roda de trás do seu bólide da equipa Sodi, estacionado na pole position, Leuillet, com ar pensativo, era abordado por um comissário: “Podes ir à casa de banho, se quiseres. Ainda dá tempo”. De olhar distante, o jovem fez que “não” com a cabeça. De seguida, abordado pelo PONTO FINAL, converteu a sua concentração em sorriso: “Já ando nos karts há seis anos, mas o meu sonho é correr na Fórmula 1. Talvez um dia [risos]”, admitia.

No Kartódromo de Coloane, o objectivo do gaulês era claro. Antes mesmo de largar para a corrida, o jovem piloto já mostrava uma confiança admirável, como se estivesse predestinado à vitória: “Isto hoje é para ganhar. É a minha primeira vez aqui em Macau, mas o circuito não é mau e acho que consigo ser rápido aqui e segurar a liderança até ao fim”, explicou.

E assim foi. Apesar de ter perdido a dianteira ainda na primeira volta para o espanhol Jorge Carlos Pescador (Praga), Leuillet voltaria a recuperar a liderança seis voltas depois e, a partir de então, foi ganhando vantagem, terminando as 25 voltas em primeiro, com mais de quatro segundos de vantagem sobre o espanhol, que acabaria na segunda posição: “Estou muito feliz. Conduzi a toda a velocidade. Estava muito rápido hoje. Este traçado é perfeito. Agora, vou continuar a correr nos karts na próxima temporada, tentar ganhar as corridas todas que conseguir, até me surgir uma oportunidade numa categoria maior”, disse ao PONTO FINAL, depois de erguer o troféu.

Em terceiro, ficou o monegasco Louis Prette-Junior (Sodi), que havia partido do oitavo posto. O português Yohan Azedo Sousa (CRG) terminou na quinta posição, a mesma que ocupava na grelha. Dos três pilotos de Macau em prova, o melhor foi Leong Hon Chio (Tony Kart) que ficou em décimo, numa prova pautada por uma boa recuperação depois de ter partido do 19.º lugar. Menos sorte tiveram Chang Wing Chun (CRG), que desistiu à quinta volta, e João Afonso (Parolin), que abandonou logo na primeira.

 

Leong Hon Chio vence Taça Macau

 

Momentos antes de conseguir terminar em décimo na prova principal, Leong Hon Chio já tinha comemorado a vitória na Taça Macau da classe KZ, ao terminar logo à frente de Cheong Chi Hou. Os dois pilotos do território fizeram a festa no pódio, agitando a bandeira verde de Macau em celebração da dobradinha. Os outros pilotos de Macau nessa corrida terminaram em sexto (Lam Kan San), sétimo (Lou Hiu Fong) e 11.º (Chan Cheuk Hin) numa prova em que participavam também pilotos de Hong Kong, Taiwan e Malásia.

Nas restantes categorias, o dia foi dos australianos, com Marcos Flack a vencer em Mini Rok (Chun Hei Ku, de Macau, completou apenas duas das 15 voltas e terminou em 30.º), Flynn Jackes a triunfar em X30 Júnior (Marcus Cheong e Chan Wa Tam, acabaram em 14.º e 18.º, respectivamente) e Marc Tulloch a ganhar o X30 senior (com João Afonso, em quarto, Wong Man Chon, em 13.º e Hermes Lai, em 23.º). Na Fórmula Cadet, a vitória foi para Aidan Quek, de Singapura.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s