Apoios do Governo circunscritos a atletas com deficiência que participem em provas de alta competição

Apenas os atletas portadores de deficiência com resultados nas competições desportivas de alto rendimento recebem apoios do Instituto do Desporto. A garantia é dada por Pun Weng Kun na resposta a uma interpelação escrita assinada pelo deputado Si Ka Lon.

1.Defs.jpg

Apenas os atletas portadores de deficiência e treinadores que alcancem resultados de relevo em competições desportivas de alto rendimento recebem apoios financeiros da parte do Governo. A questão foi esclarecida pelo presidente do Instituto do Desporto Pun Weng Kun, na resposta a uma interpelação escrita do deputado Si Ka Lon.

“As competições desportivas de pessoas com deficiências mental são nomeadamente os Jogos Paralímpicos, os Jogos Para-Asiáticos, os Jogos Nacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência, os Jogos Asiáticos da Juventude para Pessoas Portadoras de Deficiência e os Campeonatos Mundiais e Asiáticos reconhecidos pelo Comité Paralímpico Internacional”, escreve Pun Weng Kun.

O assunto surgiu após ter sido criado o Regulamento dos Prémios Pecuniários do Desporto de Alto Rendimento, no ano passado, que teve com objectivo integrar no mesmo documento legal os prémios para atletas de alta competição com e sem deficiências.

Na resposta ao deputado, o presidente do Instituto do Desporto faz igualmente questão de sublinhar que os Special Olympics não se integram neste lote de competições porque têm um princípio diferente, mais social: “Os Special Olympics não se encontram abrangidos pelo Regulamento dos Prémios Pecuniários do Desporto de Alto Rendimento porque as provas nele integradas têm por fim o desenvolvimento da aptidão física e das pessoas portadoras de deficiência mental através da prática do desporto e tem como objectivo apoiá-las a integrar-se na sociedade e a partilhar a amizade”, acrescenta.

Em relação ao Plano de Desenvolvimento Desportivo para os Atletas Portadores de Deficiência Mental, que é organizado pela associação Macau Special Olympics com o apoio financeiro do Governo, o princípio da “utilização razoável do erário público” levou à necessidade de fazer escolhas. Assim as modalidades apoiadas no âmbito da alta competição são o atletismo, natação, ténis-de-mesa e badminton: “Após a negociação tida entre o ID e o Macau Special Olympics, entendeu-se que as modalidades desportivas de atletismo, natação, ténis-de-mesa e badminton para pessoas portadoras de deficiência mental  reúnem condições para se integrarem no desenvolvimento do desporto de competição”, clarifica o presidente do ID.

No entanto, Pun Weng Kun destaca que o Instituto do Desporto investe na “promoção” e “apoio na participação das pessoas portadoras de deficiência mental no desporto”, nomeadamente através do programa Desporto para Todos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s