Mais juízo que garganta. Eis o que pede o Global Times a Donald Trump

1-trumpo

Um jornal do Partido Comunista Chinês (PCC) defendeu esta terça-feira que o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, “pode fazer muito barulho”, mas que isso “não o isenta das regras do relacionamento entre grandes potências”.

“Ele não tem recursos suficientes para lidar de forma irresponsável com a China”, defende o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC.

Em editorial, o jornal lembra que a China é a maior potência comercial e segunda maior economia do mundo e um poder nuclear, afirmando que, por isso, as palavras de Trump “não se podem converter em acções”.

“Os comentários imprudentes de Trump sobre uma grande potência ilustram a sua falta de experiência em diplomacia. Talvez ele esteja a sobrestimar o poder dos Estados Unidos da América”, aponta.

Na sexta-feira, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, conversou por telefone com Trump, no primeiro contacto formal de alto nível entre os EUA e Taiwan, em quase 40 anos.

O gesto levou Pequim – que considera a ilha de Taiwan parte do seu território contra as aspirações independentistas de Taipé – a apresentar um protesto formal a Washington, enquanto a imprensa chinesa acusou Trump de “ignorância” e “inexperiência”.

Na rede social Twitter, o magnata reagiu assim: “A China perguntou-nos se era bom desvalorizar a sua moeda (prejudicando a competitividade das nossas empresas), taxar fortemente os nossos produtos que entram no seu país (os Estados Unidos não os taxam) ou construir um enorme complexo militar no meio do Mar do Sul da China? Não me parece!”.

Para o Global Times, os ataques de Donald Trump no Twitter “são apenas um disfarce para a sua real intenção, que é tratar a China como um cordeiro gordo, e cortar um pouco da sua carne”: “Trump quer reanimar a economia dos EUA, mas sabe que o seu país não é tão competitivo como costumava ser”, conclui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s