Desculpa económica para jogo político?

135475739_14671907487251n3333

Será a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau uma desculpa económica para um jogo que é político? É essa a questão levantada por Ben Blackledge, ex-piloto e especialista em operações aéreas e viagens, num artigo publicado no jornal online Hong Kong Free Press.

Uma vez concluída, a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau irá constituir uma importante ligação entre os três pólos no Delta do Rio das Pérolas, abrindo a acessibilidade na região. Mas, originalmente orçada em mais de 130 mil milhões de patacas com a previsão inicial de conclusão ainda este ano, a obra tem tido vários atrasos e enfrentado problemas de engenharia e as duras críticas dos ambientalistas. “É uma empresa mastodôntica, destinada a ligar partes cruciais da região através de 42 quilómetros de betão”, resume o especialista.

Os políticos, assinala Blackledge, acreditam que ao ligar a RAEHK às comparativamente menos desenvolvidas áreas de Guangdong Ocidental, a ponte irá promover o investimento por osmose: “A região tem aproximadamente três vezes mais terras do que a parte Leste do Delta do Rio das Pérolas, com salários cerca de 50 por cento mais baixos. Sendo Hong Kong rica em dinheiro mas pobre em terras, as perspectivas de mão-de-obra barata e imobiliário mais acessível podem servir para promover o investimento na zona de Zhuhai”, observa.

Os estudos de viabilidade prevêem que, por volta de 2035, o fluxo de trânsito pela ponte atinja entre 35 700 e 49 200 veículos por dia, aliviando de forma significativa os actuais pontos de transposição de fronteiras. “Contudo, isto são só projecções e, apesar das numerosas preocupações levantadas no LegCo [Conselho Legislativo], o Departamento de Estradas [de Hong Kong] recusa-se a comprometer-se com qualquer tipo de meta de tráfego mínimo. É decepcionante que não se comprometam a comparar os resultados com as suas projecções”, assinala o colunista.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s