A lua cheia de ironia de Omar Camilo

Inaugurada ontem à tarde, a exposição “Alma”, do cubano naturalizado cabo-verdiano Omar Camilo, pode ser visitada na Casa Garden até ao dia 11. São 34 peças de pintura e fotografia em que o autor traz um pouco de Cabo Verde para Macau e com as quais pretende sensibilizar o público do território.

Omar Camilo

Texto: Rodrigo de Matos

Fotografias: Eduardo Martins;

 

Quase que se consegue ouvir, o uivo do cão que saúda os visitantes à chegada à exposição “Alma”, que foi ontem inaugurada na Casa Garden. A expressão dinâmica do animal, com a bocarra aberta e as orelhas esvoaçantes sobre o berrante fundo ocre-alaranjado seduzem o olhar, que tropeça risonhamente num curioso pormenor: um microfone dos antigos, como o que aparece numa famosa foto da cantora Cesária Évora.

“Delicada serenata à lua” é o sarcástico título de um quadro pintado há pouco mais de um mês, em Cabo Verde. O seu autor –  o cubano de nascimento e cabo-verdiano de coração – Omar Camilo, resiste, num primeiro momento, a contar a história que o quadro promete. Mas depois lá acede ao apelo e confidencia aos leitores do PONTO FINAL, em primeira-mão: o episódio remonta à passagem da lua pelo ponto de maior aproximação à Terra em várias décadas e que provocou em Outubro o fenómeno astronómico conhecido como “superlua”, que foi acompanhado com entusiasmo na antiga colónia portuguesa: “Às tantas, não se falava noutra coisa. Já estava até aqui de ouvir falar na lua cheia e então dediquei esta serenata à lua [risos]. É uma ironia”, explica. Omar Camilo reconhece, ainda assim, que no dia seguinte agarrou no pincel e pintou o cão cantando à lua para gozar com todo aquele episódio. “Este fenómeno da vida moderna em que as pessoas entram sempre numa onda ‘agora-vamos-todos-fazer-isto’… acho ridículo. Onde está o indivíduo, a individualidade?”, critica.

O resto da exposição navega por mais de 30 peças de fotografia – com retratos e cenas que transmitem um pouco da alma do povo cabo-verdiano – e pintura que permitem ao artista expandir-se para outras dimensões do seu imaginário, de forma maios ou menos anárquica. “Tanto pinto rinocerontes fictícios, carros que não existem, cristos que, se existem ou não, não sei… Como, por outro lado, também retratos de pessoas reais como Fernando Pessoa, poetas cabo-verdianos, um amigo meu, ou Renoir. Não tenho uma temática restrita. Tenho vontade de fazer uma obra e faço”, explica.

Omar Camilo pretende que os visitantes da sua exposição não fiquem indiferentes ao seu trabalho: “Espero [do público em Macau] o mesmo que espero de todos os seres humanos: que a minha obra lhes diga algo, que os emocione, que os inquiete, que gostem ou desgostem, mas que os toque. Se conseguir fazer isso, terá valido a pena”, remata.

Mostrar Cabo Verde a Macau

Omar Camilo

A exposição “Alma” é o mais recente evento promovido pela Associação de Divulgação da Cultura Cabo-verdiana, que, desde 2014, se vem dedicando a promover a vertente cultural de Cabo Verde em Macau e na China. “Temos procurado fazê-lo em várias áreas”, afirma Humberto Évora, presidente da associação, destacando eventos já realizados no âmbito da música, fotografia, pintura, uma outra sobre a vida e obra de Amílcar Cabral: “Temos mais coisas na calha, mas não queremos revelar ainda porque vão depender do que o nosso orçamento nos permitir organizar. Mas deverão andar à volta destes domínios da arte, pintura, música, introduzindo, se possível algo em torno da culinária”, adiantou. Humberto Évora revela, ainda assim, que alguns dos projectos na calha deverão passar por parcerias com outras associações lusófonas de Macau: “Estamos a estudar alguns projectos conjuntos com outras associações de outros países da lusofonia africana e poderemos em breve lançar alguns eventos que possam nascer dessa colaboração. Queremos realizar algumas actividades conjuntas”, concluiu o dirigente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s