Season Lao voltou a representar Macau na Coreia do Sul

Actualmente a residir na ilha de Hokkaido, no Japão, o fotógrafo e artista contemporâneo, de 29 anos, foi convidado pela segunda vez para uma exposição especial de “artistas de excelência”. Lao estreou-se no certame em 2014, tornando-se o primeiro artista a repetir a participação no evento.

1-seasonlao

O fotógrafo e artista contemporâneo Season Lao foi distinguido pela segunda vez com o estatuto de artista de excelência da Daegu Art Fair, na Coreia do Sul. Nascido em Macau e actualmente a residir no Japão, o artista de 29 anos, garantiu assim a presença com a sua obra uma vez mais naquela que é considerada uma das três principais feiras de arte sul-coreanas, juntamente com a KIAF (Seul) e a Art Busan (Busan). Os seus trabalhos foram apresentados na feira de arte de Daegu no mês passado.

Organizada desde 2008 na EXCO – o centro de exposições de Daegu, a terceira maior cidade da Coreia do Sul –  a Daegu Art Fair reuniu este ano 103 galerias, que apresentaram cerca de cinco mil trabalhos de 700 artistas de todo o mundo. Trata-se de um grande evento, reconhecido como tal pelo círculo de artistas, coleccionadores e curadores daquele país. O evento atraiu mais de 30 mil visitantes, tendo originando vendas que ascendem a três milhões de dólares, qualquer coisa como 23,9 milhões de patacas.

Além da zona de exposição geral onde se apresenta mais de uma centena de galerias, a feira também incluiu pela quinta vez uma zona especial de exposições chamada Red Dots, com alguns célebres curadores da Coreia e do Japão a selecionarem alguns artistas de excelência de todo o mundo. Este ano, para a Red Dots, foram seleccionados oito artistas de Itália, da China, de Macau, de Taiwan, da Coreia do Sul e do Japão, sendo que os seus trabalhos estão também a ser expostos e vendidos online na galeria virtual Tagboa, do Japão.

Actualmente a residir na ilha de Hokkaido, no Norte do Japão, Season Lao foi convidado pela segunda vez para a Red Dots, depois de se ter estreado no certame em 2014, tornando-se assim o primeiro artista a repetir o feito. Os seus trabalhos foram tão bem aceites em Daegu, que acabou por decidir-se que continuariam expostos na Coreia do Sul, passando a seguir para a Art Edition 2016, na Kintex, em Goyang, a norte de Seul.

Ao contrário de outras exposições para as quais vinha sendo também convidado, Season Lao destacou a importância da Red Dots da Daegu Art Fair, por não estar tão centrada em considerações comerciais, dando em vez disso prioridade ao intercâmbio académico e à promoção da arte.

O artista de Macau foi também convidado a participar, na qualidade de artista recomendado, de uma bolsa de contactos com curadores de diferentes países. Nesse intercâmbio, além de promover a sua arte, acabou por ser também uma espécie de embaixador cultural de Macau e da sua Hokkaido de adopção.

 

Quem é Season Lao?

2-lao

Nascido em Macau, em 1987, Season Lao formou-se no Departamento de Design do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e mesmo antes de terminar a formação académica já mantinha uma colaboração com uma conhecida marca de moda em França.

Aos 20 anos, lançou o álbum “Cem Anos do Pátio do Mungo”, em que gravou os sons da vida da comunidade chinesa de Macau e contribuiu para a preservação daquela zona da cidade. Três anos depois, chegou ao Japão sem falar nada de japonês, para dirigir uma companhia de design sediada em Hokkaido. Os seus trabalhos têm vindo a recolher crescente atenção ao representar Macau e o Japão todos os anos em exposições em diferentes países.

Chegou a representar Macau no Festival Internacional de Fotografia de Pingyao (China) e apresentou no 67.º Festival de Neve de Sapporo uma réplica das Ruínas de São Paulo, esculpida em neve.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s