Reflectir sobre o passado e perspectivar o futuro do ensino da Língua Portuguesa

Dedicam-se ao ensino da Língua Portuguesa, chegam dos quatro cantos da Ásia e vão reunir-se na RAEM na Sexta-feira e no Sábado. O II Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Língua Portuguesa, da responsabilidade do IPOR, pretende dar continuidade ao projecto iniciado no ano passado e impulsionar a troca de ideias para possíveis projectos futuros.

1-ipor

Chegam de Banguecoque, Manila, Hanói, Pequim, Xangai e Goa. Em comum têm o ensino da Língua Portuguesa e a vontade de manter consolidada a rede de colaboração entre agentes e instituições na região da Ásia Pacífico: os docentes convidados pelo Instituto Português do Oriente (IPOR) têm encontro marcado no território para partilhar reflexões, experiências e perspectivas para o futuro.

No I Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Língua Portuguesa, que decorreu no território em 2015, deu-se início aos trabalhos para a “criação de uma base de dados com materiais que os professores pudessem partilhar entre eles, com coisas que utilizam nas salas de aula e outras técnicas, fazendo rodar este conhecimento”, esclareceu ao PONTO FINAL Patrícia Ribeiro, vogal da direcção do IPOR.

No programa incluem-se várias vertentes do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): os temas que serão abordados por cada um dos participantes relacionam-se com “os trabalhos que eles têm feito, desde a elaboração de materiais didácticos, a utilização de tecnologias nas salas de aula – tecnologias móveis, por exemplo –, a PLE, a abordagem, as tarefas, os desafios e as estratégias”, explicou a vogal da direcção do IPOR.

Este ano, o encontro, que gira “à volta do Português Língua Estrangeira” foca-se numa componente “muito prática” através da realização de três oficinas, nas quais os materiais desenvolvidos pelos participantes constituem o ponto de partida para a reflexão sobre metodologias, ferramentas, suportes e tecnologias de ensino. Durante os workshops,  o objectivo é que surjam novos projectos que possam ser desenvolvidos por todos, em conjunto.

O IPOR introduziu uma novidade na edição de este ano, ao convidar professores de Língua Não-Materna Portuguesa. Zhang Xiaofei e Xu Yixing, de nacionalidade chinesa, representam as universidades de Pequim e de Xangai. Patrick Capili vem de Manila, Filipinas, e Maureen Álvares é oriunda de Goa e está ligada ao IPOR desde que participou numa formação promovida pelo Instituto.

A propósito da participação dos professores de Língua Não-Materna Portuguesa nos dois dias de discussões, Patrícia Ribeiro garantiu que principal objectivo da iniciativa continua a passar pelo reforço de competências, tanto a nível linguístico, como pedagógico: “Pretendemos que [a partilha de conhecimentos] se perpetue com este novo encontro, introduzindo estes professores que têm outra percepção do ensino de uma língua estrangeira porque eles próprios foram receptores e foram estudantes da língua, podendo ainda alargar este conhecimento”.

De acordo com a vogal do IPOR, o que os professores “vão apresentar, durante a estadia em Macau, serão coisas que têm estado a desenvolver no seu dia-a-dia e ao longo da sua carreira, para haver uma troca de ideias, para poderem partilhar momentos em que acharam que este método resultou melhor, aquele não foi tão bom… É isto que vão agora transmitir aos colegas”.

Para além dos docentes de Língua Não-Materna Portuguesa, estarão também presentes os 13 professores de Português Língua Estrangeira do IPOR. Maria José Gruta e Sara Santos representam a Universidade de Macau, distribuindo-se pelos dois dias do evento. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s