Massa monetária em Macau manteve tendência crescente em Outubro

macao103s-2003o

A massa monetária – dinheiro em circulação mais os depósitos compulsórios dos bancos – de Macau continuou a subir no mês de Outubro, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM). A circulação monetária e os depósitos à ordem cresceram 0,5 por cento e 9,5 por cento, respectivamente.

De acordo com o relatório “Estatísticas Monetárias e Financeiras – Agosto de 2016”, divulgado ontem, o dólar de Hong Kong manteve o seu estatuto de moeda de maior peso no agregado monetário de Macau, correspondendo a 52,9 por cento da massa monetária em circulação. Por sua vez, a pataca mantém-se como a segunda unidade monetária mais importante com um peso de 30,9 por cento, seguida do dólar norte-americano (8,7 por cento) e do yuan (cinco por cento).

Comparativamente ao mês de Julho, o total dos depósitos relativos à actividade bancária registou um decréscimo de 0,5 por cento, atingindo 924,7 mil milhões de patacas, enquanto os depósitos do sector público na actividade bancária desceram dois por cento, para 157 mil milhões de patacas.

Já os empréstimos internos ao sector privado registaram um crescimento de 0,3 por cento comparativamente ao mês anterior, atingindo os 413,9 mil milhões de patacas. A larga maioria desses empréstimos – 64,9 por cento – foram realizados em dólares de Hong Kong, comparativamente aos 29,6 por cento de créditos concedidos em patacas. Os empréstimos ao exterior aumentaram 1,5 por cento, para 373 mil milhões de patacas.

Os depósitos de residentes aumentaram 2,1 por cento relativamente ao mês anterior, atingindo 502,8 mil milhões de patacas, enquanto os depósitos de não-residentes decresceram 4,2 por cento para 264,9 mil milhões de patacas. Os depósitos do sector público na actividade bancária decresceram dois por cento para 157 mil milhões de patacas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s