Chui Sai On quer apoio dos macaenses à concretização da plataforma

 

 

2-chefe

O Chefe do Executivo apelou ontem aos macaenses, num almoço com um grupo de representantes da comunidade, que assumam um papel fundamental na concretização do objectivo de fazer de Macau uma plataforma efectiva entre a China e os países de Língua portuguesa.

Além disso Chui Sai On, afirmou que os macaenses e os portugueses residentes no território sempre “envidaram esforços e muito contribuíram para o desenvolvimento da RAEM”, um papel que diz valorizar, reconhecer e respeitar. O líder do Governo prometeu depois proteger a cultura, já instituída, destas comunidades.

No encontro estiveram presentes figuras bem conhecidas da comunidade como os advogados Leonel Alves e Miguel de Senna Fernandes, o arquitecto Carlos Marreiros ou o deputado José Pereira Coutinho, bem como a presidente da Mesa da Assembleia Geral da ATFPM, Rita Santos.

“Eu e o Dr. José Pereira Coutinho aproveitámos o almoço para falar ao Chefe do Executivo e  chefe do seu gabinete O Lam sobre a necessidade da RAEM implementar com força o ensino da Língua Portuguesa. Se forem só medidas de promoção no papel não vai ser fácil”, disse Rita Santos, sobre o encontro, ao PONTO FINAL.

“É preciso explicar que o ensino do português não é uma pressão, mas uma mais-valia, não só para quem quer trabalhar na função pública mas também para o sector privado, nomeadamente para as grandes empresas que estão presentes nos mercados de língua portuguesa ou têm parceiros lá”, acrescentou.

Rita Santos explicou depois que sublinhou a O Lam a necessidade dos chefes de departamentos da função pública começarem a aceitar documentos internos escritos em português. “Tem de partir da função pública uma atitude de apoio ao português para depois chegar ao privado”, defendeu.

 

J.S.F.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s