Nova Biblioteca do Patane abre portas na próxima sexta-feira

 

1_ic0302122016

Os residentes de Macau vão ter, a partir de sexta-feira, um novo espaço de leitura e multimédia ao seu dispor. A Biblioteca do Patane, que será inaugurada pelas 11h da manhã da próxima sexta, vai oferecer aos seus visitantes não só cerca de uma centena e meia de lugares de leitura com um acervo de jornais e revistas, mas também o acesso a colecções gerais e material dedicado especialmente direccionado para as crianças.

O Departamento de Gestão de Bibliotecas Públicas do Instituto Cultural, responsável pelo projecto, desenhou uma zona de multimédia sobre cinema e música para o espaço, estando prevista a realização regular de concertos e a projecção de filmes.

No que respeita a números, o Instituto Cultural (IC) garante que “a biblioteca tem capacidade para armazenar cerca de 20 mil volumes, 7 mil registos de materiais audiovisuais, 80 tipos de jornais e 600 tipos de revistas”,  com o objectivo de “satisfazer as necessidades dos leitores da zona do Patane e redondezas, esperando assim criar um bom ambiente de leitura para os residentes”.

A Biblioteca do Patane resulta da reabilitação de um conjunto de sete edifícios com mais de oito décadas de história. Os imóveis foram construídos nos anos 30 do século XX em estilo arquitectónico que contemplava arcadas, um motivo característico dos edifícios antigos costeiros do Porto Interior.

O estilo arquitectónico em arcada materializa o encontro entre o Oriente e o Ocidente, nomeadamente a conjunção entre elementos europeus e do sudeste asiático, sendo que existe, actualmente, um número reduzido de exemplares no território.

Em comunicado, o IC assumiu que o propósito da reabilitação passa também por “preservar e proteger os edifícios de especial valor e significado dentro do desenvolvimento urbano, garantindo que as próximas gerações possam conhecer mais sobre os preciosos edifícios históricos de Macau”. Lê-se ainda que, “para além de melhorar o bairro do Porto Interior, o projecto de revitalização transformou estes edifícios num local privilegiado de transmissão da cultura e do conhecimento”.

Situada na Rua da Ribeira do Patane, a Biblioteca do Patane irá funcionar das 9h30 às 20h30 de Terça-feira a Domingo e das 14h às 20h30 à Segunda-feira, excepção feita aos feriados públicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s