Badminton: Conto de fadas no Open de Macau

Ainda há histórias de encantar no desporto e o território foi ontem palco de uma narrativa do género. O grande vencedor da edição de 2016 do Open de Macau em Badminton foi Zhao Jun Peng, uma atleta que não integrava sequer o leque de cabeças-de-série da competição.

mixi5vbccpy5qyfu
Marco Carvalho

Zhao Jun Peng surpreendeu tudo e todos no âmbito da edição de 2016 do Open de Macau em badminton, ao levar a melhor no encontro decisivo da competição sobre o principal cabeça-de-série e principal candidato à vitória na prova, o taiwanês Chou Tien Chen.

Com apenas 20 anos, Zhao – que ocupa um modesto 125.o lugar no ranking mundial – era à partida para a final da prova de singulares masculinos visto como uma presa fácil de um adversário muito mais experiente. Oitavo posicionado da tabela da Federação Mundial de Badminton, Chou Tien Chen tinha a mão de semear o que se parecia prefigurar como uma vitória fácil. O que se viu, no entanto, no Pavilhão do Tap Seac foi um furacão a ganhar forma: motivado pela vitória alcançada nas meias-finais frente a Tzu Wei Wang, um outro atleta formosino, Zhao cedo demonstrou que a presença no encontro decisivo do torneio do território conformou tudo menos um acaso.

Com um jogo seguro e incisivo, o jovem atleta da República Popular da China fulminou o adversário com um primeiro set rápido e determinante, vencendo por 21-19.

Chou Tien Chen ainda conseguiu esboçar uma resposta no segundo parcial, mas o esforço acabou por se revelar permissivo face à determinação de Zhao Jun Peng: o 125.o quinto posicionado da tabela mundial levou a melhor sobre o formosino por 21-19, garantindo em Macau o seu primeiro grande título internacional.

No torneio feminino de singulares, a vitória na competição também sorriu a uma atleta da República Popular da China, um desenlace que era já um dado adquirido antes do arranque do desafio, dado que o encontro colocou frente-a-frente duas atletas do Continente.

Frente a Chen Xiaoxin, Chen Yufei fez valer a sua maior experiência. A número seis da tabela da Federação Mundial de Atletismo mostrou-se cautelosa no embate com a adversária, dado o triunfo alcançado na véspera por Chen Xiaoxin no tira-teimas com Cheung Ngan Yi, da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Um set de abertura muito convincente por parte de Chen Yufei – que triunfou por 21-13 – serviu para exorcizar sem grandes delongas o fantasma de uma eventual nova surpresa. Chen viu-se, no entanto, forçada a conter uma performance inspirada por parte da compatriota no segundo parcial, acabando por triunfar pelo parcial de 21-18.

Numa competição em que as cores da República Popular da China dominaram quase em toda a linha, no torneio para duplas, na variante de duplas mistas, a vitória coube a Zhang Nan e Li Yinhui, parelha que não pontificava entre os favoritos ao triunfo.

Zhang e Li levaram a melhor sobre Tang Chun Man e Tse Ying Suet, da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong,  numa final pouco disputada que os atletas do Continente venceram pelos parciais de 21-19 e 21-15.

Na torneio de duplas femininas, as grandes favoritas à vitória – as chinesas Chen Qingchen e Jia Yifan – não defraudaram, derrotando na final da prova as indonésias Anggia Shitta Awanda e Mahadewi Istirani Ni Kekut pelos parciais de 21-15 e 21-13.

Apenas o triunfo no torneio masculino de duplas fintou a primazia dos atletas da República Popular da China, com Yang Lee e Jhe Huei Lee, de Taiwan, a levar a melhor sobre os cabeças de série Zhang Nan e Lu Kai no encontro decisivo da prova. Yang e Jhe levaram a melhor sobre os adversários pelos parciais de 17-21, 21-18 e 21-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s