Alexis Tam pede paciência com sistema de saúde

 

5705402_1gg

O debate sobre as Linhas de Acção Governativa (LAG) para a área dos Assuntos Sociais e Cultura ficou marcado na sexta-feira pelas críticas dos deputados ao funcionamento e aos gastos associados ao sistema de saúde do território. Sem anunciar novas medidas, o secretário que tutela a pasta, Alexis Tam, garantiu que estavam a ser feitos esforços para melhorar o nível de Macau nessa área e pediu maior confiança por parte dos parlamentares.

“Espero que sejam um pouco mais tolerantes. Estamos a trabalhar arduamente, com todo o empenho, em prol do sistema de saúde de Macau”, afirmou Alexis Tam, em afirmações divulgadas pela emissora em língua portuguesa da Rádio Macau.

A ligeira subida do orçamento dos Serviços de Saúde para 7,2 mil milhões de patacas foi um dos pontos mais criticados na sessão de sexta-feira, com alguns deputados a colocarem em questão o destino a dar ao reforço orçamental e a defender que o dinheiro não será certamente gasto no hospital e nos centros de saúde públicos.

Alexis Tam justificou o aumento com a compra de novos medicamentos, como por exemplo os destinados ao tratamento da hepatite C: “Queremos que a população consiga ser curada através da administração de medicamentos de alta qualidade. Por isso, aumentámos as nossas despesas e no orçamento verifica-se esta intenção de melhorar os serviços médicos”, disse, sublinhando: “Não estamos a meter dinheiro público ao bolso. Pelo contrário, estamos a gastá-lo na qualidade de vida da população”. Só desde Agosto é que o serviço público de saúde tem disponível o medicamento que oferece uma taxa de cura de 90 por cento contra a hepatite C, havendo em Macau actualmente 200 pessoas com hepatite C crónica.

Alexis Tam comentou ainda a “coesão” entre a equipa do hospital público, “tanto entre os que estão nos cargos mais altos, como os trabalhadores de outros níveis”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s