Mitos, cores e diversidade em destaque no “Desfile por Macau, Cidade Latina”

1_IC0330112016.jpg

Este ano, os entes mitológicos do texto chinês ‘Shan Hai Jing’ vão percorrer as ruas de Macau. Inseridas no “Desfile de Macau, Cidade Latina”, a celebrar no próximo Domingo e com ante-estreia durante o dia de hoje e de amanhã, as misteriosas personagens prometem transportar turistas e locais às paisagens do interior da China e dar a conhecer o fabulário

 

 

O pássaro Qiyu, personagens cabeludas, outras minúsculas, um peixe-voador sarapintado e um dragão luminoso. São estes os cinco géneros de personagens centrais da edição de 2016 do “Desfile por Macau, Cidade Latina”. Concebidas pelo ilustrador local Un Chi Wai, são estas personagens que dão coesão ao desfile.

“As aventuras do VIVA por Shan Hai” deram o mote à edição deste ano do “Desfile por Macau, Cidade Latina”. ‘Shan Hai Jing’ ou “O Clássico das Montanhas e dos Mares” é um texto popular da antiguidade chinesa que descreve a geografia do mundo antigo, “divindades e animais grotescos”, sendo considerado “a enciclopédia mais antiga da China”, explicou Un Chi Wai.

“Viva” – a mascote oficial do evento –  vai guiar o público pelos bairros históricos  e pelas ruas e ruelas de Macau, tendo por base primordial uma maior conjugação de esforços entre “turismo, cultura e desporto” com o propósito de reforçar a imagem de “Macau como um centro de turismo e lazer a nível mundial”, afirmou Ieong Chi Kin, Chefe do Departamento de Acção Cultural do Instituto Cultural (IC).

A organização acrescentou uma nova rota ao programa de 2016 . O novo percurso tem início no Largo do Senado, passa pelo Largo de S. Domingos, Rua de S. Domingos, Rua da Palha e termina na Rua de S. Paulo. A concepção do desfile também foi alvo de algumas alterações, com o propósito de propiciar uma maior harmonização de actividades. A organização convidou ainda várias dezenas  de  estudantes de Macau a participar.

As novidades em relação à edição de 2016 do certame não se ficam por aí. Para além de ser o primeiro ano em que os grupos participantes bebem inspiração na mitologia e na cultura tradicional chinesa, a organização do desfile preparou, para o dia de hoje e para o dia de amanhã, um desfile de antevisão da parada festiva.

As actuações de ante-estreia estão agendadas para as 10h, 12h, 14h, 16h, 17h e 18h e terão lugar na Praça das Portas do Cerco, na Rotunda de Carlos de Maia, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior, no Largo do Senado, no espaço Anim’Arte Nam Van e nas Casas-Museu da Taipa. As iniciativas  “permitem estabelecer uma ligação entre as artes e as comunidades, seja através de actuações de palco seja de actuações itinerantes”. As actuações itinerantes, ou “flash”, são também um novo elemento, sublinhou o Instituto Cultural.

Entre os grupos inscritos – cerca de quatro dezenas – incluem-se tanto trupes locais como estrangeiras. Entre os participantes estão  grupos de dança de Macau, da China Continental, da América Latina e da Europa, sendo que um grupo de Espanha, por exemplo, foi destacado, ontem, em conferência de imprensa, pela conquista, em Itália, de um galardão para o melhor guarda-roupa.

O cortejo de domingo – que arranca às 16h e se realiza sob o mote “Amor, paz e integração cultural” – culmina na Praça do Tap Siac às 17h30, onde decorrerão os festejos de celebração da transferência da administração de Macau para a China, que se assinala no dia 20 do próximo mês.

Tal como em anos anteriores, a organização preparou o Concurso de Fotografia do “Desfile por Macau, Cidade Latina”, convidando os residentes do território a capturarem os melhores momentos da festa. J.F.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s