Catarina Domingues venceu “Prémio Macau – Reportagem” com trabalho sobre a amamentação

 

O trabalho  vencedor do “Prémio Macau – Reportagem” foi ontem divulgado pela Fundação Oriente. A iniciativa tem por propósito distinguir o melhor trabalho jornalístico sobre Macau, nos domínios cultural e sócio-económico. A reportagem “Amamentar” da jornalista Catarina Domingues foi eleita entre as dez candidaturas recebidas este ano pela Fundação Oriente.

 

catarina1

Catarina Domingues é portuguesa, mas a sua ligação a Macau conta já com largos anos. Estudou no Liceu de Macau e em 1998 antecipou-se em mais de um ano à transferência de administração e decidiu voltar a Portugal para ingressar nos estudos universitários. No seu currículo consta a passagem por vários meios de comunicação social locais, mas foi com o trabalho “Amamentar”, transmitido pelo Canal Macau em Janeiro deste ano, que conquistou – por decisão unânime do júri –  o prémio atribuído ao autor do melhor trabalho jornalístico produzido sobre Macau.

O júri do concurso considerou, na sua escolha, “a pertinência, a actualidade e o interesse do tema” e “Amamentar” vai ao encontro de todos esses elementos: “São histórias de várias mães ou de futuras mães e a forma como vêem ou como passaram por todo o processo de amamentação, ou como vêem que será o processo do aleitamento quando as crianças nascem”, explicou Catarina ao PONTO FINAL.

As histórias reflectem os vários obstáculos com que as mães de Macau se deparam diariamente em relação ao aleitamento materno. A jornalista garantiu que conseguir mulheres dispostas a partilhar as suas experiências “não foi muito difícil”, até porque teve a sorte de Virginia Tam – vice-presidente da Associação de Amamentação de Macau – ter cruzado o seu caminho quando começou a trabalhar na reportagem.

A própria Virgina Tam – que também participou na reportagem – “passou por todo o processo difícil de amamentação: teve a criança num hospital privado, foi-lhe negado o direito de estar no mesmo quarto com a filha e, portanto, ela sublinha a necessidade de criar legislação e políticas pró-amamentação. Isto é, mais espaços de amamentação, o combate ao tabu que é amamentar na rua e dar mais liberdade às próprias mães que amamentam e trabalham”, contou Catarina Domingues ao PONTO FINAL.

Quanto à escolha do universo de entrevistadas, “foi uma opção clara só falar com mães ou futuras mães locais ou chinesas do Continente”, referiu Catarina Domingues. A jornalista acrescenta que “é importante frisar que é muito difícil fazer reportagem em Macau tendo acesso à população chinesa, um pouco devido à língua”.

Virginia Tam e as duas tradutoras que fizeram parte do projecto tiveram um papel fundamental para que fosse possível, por um lado, conseguir contactos de mulheres que se mostrassem “genuinamente abertas a falar” e, por outro, que possibilitassem o entendimento, uma vez que a jornalista não fala cantonês. Catarina Domingues realçou ainda o contributo da equipa da TDM portuguesa para o sucesso do projecto.

A jornalista assumiu que não tem acompanhado os desenvolvimentos da questão no território, mas que ser premiada pela realização da “Amamentar” a deixou “feliz”. O “reconhecimento ao trabalho e à reportagem” e o retorno por parte do público foram as razões: “No meu caso, não sou mãe, portanto não terá sido um tema em que tivesse pensado ao longo da minha carreira. Mas quando acabei a reportagem houve imensa gente que veio falar comigo sobre experiências que tinha como mãe”, declarou.

Catarina Domingues considera a necessidade de reflectir sobre a temática: “Eu acho que isto tem de ser repensado, reformulado, e cabe a todos nós, a mim como jornalista e no futuro se calhar como mãe. Cada um terá o seu papel aqui”, sublinhou a vencedora do “Prémio Macau – Reportagem” deste ano. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s