“Cartas da Guerra” arrecada quatro prémios no festival Caminhos

1031582

Decorreu a 26 de Novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios da XXII edição do Caminhos Film Festival. Entre os filmes premiados está “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira, realizador radicado em Macau, que arrecadou, entre outros, o galardão de Melhor Longa-Metragem.

“Cartas da Guerra” leva o prémio de Melhor Longa-Metragem “pela recriação poética, literária e humana do avassalador passado colonial português”, escreve a organização do festival, em nota enviada às redacções. O filme, estreado este ano, recebeu ainda o galardão de Melhor Argumento Adaptado, para Ivo M. Ferreira e Edgar Medina, “pela corajosa interpretação do universo pessoal de um dos maiores escritores portugueses”. Mas não é tudo. A película foi ainda distinguido com o prémio Melhor Som, para Tiago Matos e Ricardo Leal, “pela complexidade das texturas na recriação de um ambiente de guerra na África portuguesa, a Melhor Montagem (Alessandro Comodin e João Nicolau) pelo minucioso trabalho de coerência e construção narrativa e ainda o galardão para Melhor Fotografia, para João Ribeiro, pela poderosa criação de uma identidade visual de Portugal e das colónias durante a Guerra do Ultramar”.

O filme “Zeus” foi outro dos grandes vencedores da noite, ao arrecadar quatro prémios: para melhor actor, melhor actor secundário, melhor caracterização e melhor guarda-roupa.

O prémio de melhor realizador foi nesta edição do festival Caminhos do Cinema Português, para Rita Azevedo Gomes, pelo filme “Correspondência”. O Melhor Argumento Original foi atribuído a João Nicolau e Mariana Ricardo, por “John From”. Ana Padrão levou o prémio para Melhor Actriz, por “Campo de Víboras”, e Elizabete Piecho, o de Melhor Actriz Secundária, por “O Pecado de Quem nos Ama”. O Prémio Revelação foi para Leonor Teles, por “A Balada do Batráquio”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s