Emily Chan já entrou para a história do cinema local

Emily Chan

Fotografia: Eduardo Martins;

A indústria cinematográfica de Macau ainda é muito incipiente, mas Emily Chan, com as suas duas longa-metragens, várias curtas e um documentário, já é uma das principais protagonista da ainda embrionária história do cinema local.

Jornalismo é a área de formação de Emily Chan, de 28 anos, que estudou na Universidade de Macau e depois seguiu para Pequim para completar um mestrado na Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade Renmin da China. Mas, é ao cinema que a jovem se dedica desde a universidade. E, se há coisa que nunca a deteve foi falta de dinheiro. Em 2013, ela realiza a sua primeira longa-metragem, “Timing”, com fundos privados que ela própria tratou de angariar numa co-produção entre Macau e Pequim. O filme foi um sucesso de bilheteira em Macau, Cantão e Lanzhou, e a cineasta recuperou rapidamente o investimento inicial.

Em 2015, Emily Chan ganha o prémio do júri na secção Macau Indies do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau, com o filme “Ontem Mais Uma Vez” (“Yesterday One More”). Este ano, a cineasta voltou a ver os seus méritos reconhecidos ao receber o prémio de louvor para melhor longa-metragem com “Uma Década de Blademark”, um filme intimista que regista o percurso artístico da banda rock liderada por Fortes Pakeong Sequeira.

Ainda em 2014 e 2015, os argumentos para cinema “Kungfu Goddess” e “The Double Life of Myself” ganham o prémio para o Melhor Projecto de Filme na primeira e segunda edição da Feira de Investimento na Produção Cinematrográfica Guangdong-Hong Kong-Macau. Emily Chan mantém a relação com Pequim e com uma produtora de cinema com quem assinou um contrato em 2014 para realizar três filmes, incluindo “The Double Life of Myself”. O próximo projecto da cineasta já tem nome: “Mada-Lena”, nome de mulher, mas que são duas personagens na ficção de Emily Chan.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s