Polina: Encontrar o passo certo

2-polina

A jovem Anastasia Shevtsova é a esplêndida protagonista da história de paixão e crescimento artístico no mundo da dança que chega ao grande ecrã pela mão de Angelin Preljocaj e Valérie Müller.

Shevtsova é Polina, uma jovem para quem a dança clássica é tudo. Aluna desde tenra idade, em Moscovo, do autoritário e severo professor Bojinski, interpretado pelo actor russo Aleksei Guskov, Polina cresceu com o sonho de se converter uma grande bailarina, sabendo ainda assim que para alcançar o êxito está condenada a não fazer outra coisa que não dançar.

Apoiada pelos seus pais, prepara-se para trilhar um percurso duro com um único destino em mente, a escola do Bolshoi. Horas e horas de treino, poucas distracções. Gestos, sequências e rotinas repetidos até à exaustão. São gestos onde domina a graça e a beleza, mas que se alternam com o carácter prosaico da vida quotidiana de Polina, num processo em que a harmonia familiar se estilhaça progressivamente dadas as dívidas contraídas pelo pai para que possa manter o sonho da dança vivo.

Para escapar à situação e por amor a Adrien, Polina muda-se para França, onde descobre a dança contemporânea graças a uma professora excepcional: Liria –  interpretada pela magnífica Juliette Binoche – uma coreógrafa apaixonada pela dança.

Será Liria quem abre os olhos à jovem Polina, demasiado obcecada que está com a técnica: “Um artista deve saber olhar o mundo ao seu redor”, diz-lhe a coreógrafa. É aí que arranca a terceira vida de Polina, na Bélgica, onde a jovem dançarina descobre a arte da improvisação com o coreógrafo Karl (Jérémie Bèlingard, estrela da Ópera de Paris) ao observar os movimentos dos transeuntes pela rua e no bar onde trabalha como uma empregada de balcão. Só então Polina descobre que quer ser mais do que uma era executora de passos codificados por outros, mas sim a sua própria coreógrafa. “Polina, Danser Sa Vie” é o filme que abre a competição oficial da 1.a edição do Festival Internacional de Macau. A película, realizada por Valérie Müller, é exibida a 8 de Dezembro, às 20h30, no Centro Cultural de Macau.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s