Pintura a acrílico sobre um material resgatado da banalidade

A Art for All (AFA) apresenta a partir de amanhã, no Macau Art Garden, “Onlookers – Works by Allen Wong”. A mostra inclui 26 peças de pintura a acrílico sobre caixas de ovos em cartão. Uma intervenção artística sobre um material banal e quotidiano, que o curador define como uma reformulação do conceito de ‘ready-made’.

10.jpg

Sílvia Gonçalves

Elementos e objectos resgatados da vida quotidiana, apropriados pelo artista que os desloca para um outro contexto e lhes confere dimensão artística. Marcel Duchamp encaixou na arte o conceito de ‘ready-made’ e a curadoria da nova mostra de Allen Wong entende que o artista se socorre do conceito num processo criativo que se traduz em pintura a acrílico sobre caixas de ovos em cartão, e onde abundam manchas de cor e elementos figurativos. Organizada pela Art For All (AFA), a mostra “Onlookers – Works by Allen Wong”, reúne 26 peças, que se apresentam no Macau Art Garden entre 30 de Novembro e 18 de Dezembro.

“As peças são ‘ready-mades’ (neste caso, caixas de ovos) reformuladas pelo artista Allen Wong. Como o título indica, ‘Onlookers’ [espectadores], significa que estas obras de arte são feitas pelo artista na perspectiva do espectador, bem como para moldar a estética oriental”, explica o curador da mostra, em resposta enviada ao PONTO FINAL.

E de que modo reformula o artista o conceito de ‘ready-made’? “Através da reestruturação e da recombinação, para recriar os ‘ready-mades’ em novos trabalhos com cores a acrílico, para expressar a ideia de imaginação”, acrescenta Tong Chong.

Questionado sobre o que levou Allen Wong a escolher as caixas de ovos como suporte de uma intervenção artística que o curador define como ‘ready-made’, Tong Chong sumariza a opção: “Os ovos são coisas comuns na vida das pessoas, mas podemos ver a caixa com uma estrutura e uma forma padrão, que representa critérios e restrições”, explica o curador.

No texto que acompanha a exposição, escrito por Tong Chong, pode ler-se que, em anos recentes, o artista “absorveu na produção caixas de ovos em cartão  – um material simples, de baixo preço e comum, que deve ser imediatamente deitado fora após ser utilizado na função para que foi designado. No entanto, para este artista, renascimento e criação com este item é possível. Wong intencionalmente rompe com as restrições da ‘arte elevada’”, descreve.

Sobre o mesmo trabalho, que se apresenta ao público a partir de amanhã, Tong escreve ainda que “após a desintegração, restrição, coloração e montagem, a superfície ondulante gera uma variedade de camadas espaciais: ela gradualmente transforma-se de gráfica para cúbica, oferecendo uma impressão visual que muda em relação à perspectiva do espectador”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s