Orçamento para Tóquio2020 alvo de cortes no valor de 8500 milhões de euros

mnewsplus_1431347843_101

A Organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Comité Olímpico Internacional, o Governo japonês e o município da capital nipónica vão apresentar hoje uma nova distribuição das sedes para três modalidades, de modo a possibilitar uma poupança da ordem dos 8500 milhões de euros.

Em concreto, estão em cima da mesa a alteração das sedes inicialmente previstas para remo e canoagem, voleibol e natação.

As quatro partes estão reunidas desde domingo para analisar o impacto técnico e económico das alterações propostas, devendo ser apresentadas durante o dia de hoje as conclusões finais.

No caso do remo e da canoagem, cujo orçamento inicial, projectado para a baía de Tóquio, estimava um custo de 436 milhões de euros, avalia-se a possibilidade de transferir as provas para as instalações já existentes na região de Miyagi.

Quanto ao voleibol, os responsáveis avaliam a possibilidade de reduzir a dimensão no novo recinto Ariake Arena e adaptar o estádio de Yokohama.

No que respeita à natação, pondera-se reduzir a capacidade do novo Centro Aquático de Tóquio de 20.000 para 15.000 espectadores.

A proposta de redução de custos foi apresentada a 22 de Novembro pelo comité organizador e, se for aprovada, o orçamento global do evento ficará fixado em quase 17.000 milhões de euros.

As contas finais ficarão definidas depois de aprovadas alterações aos locais das sedes de algumas modalidades de forma a reduzir custos.

A primeira estimativa, apresentada ao Comité Olímpico Internacional em 2013, ainda no processo de candidatura, rondava os 6.300 milhões de euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s