Pequim a postos para construir primeira autoestrada da Guiné-Bissau

download

A República Popular da China está pronta para avançar para a construção dos primeiros 16 quilómetros de autoestrada da Guiné-Bissau, entre a capital e a localidade de Safim, aguardando apenas por uma decisão das autoridades guineenses para avançar, anunciou na sexta-feira o embaixador chinês no país, Wang Hua. Ao fim de vários meses de negociações, Pequim e Bissau assinaram em Outubro, no território, um acordo detalhado sobre a condução da empreitada.

Wang Hua fez o anúncio numa entrevista concedida no final da semana passada à Rádio Nacional da Guiné-Bissau em que adiantou que o seu governo já mobilizou 13,6 milhões de euros e aguarda apenas “por um sinal da parte guineense para avançar com o projeto”.

O diplomata destacou que a intenção das duas partes foi analisada e acordada, através de um memorando, rubricado na V Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, certame que decorreu em Macau a 11 e 12 de Outubro e que trouxe ao território o então primeiro-ministro guineense Baciro Djá.

Na entrevista que concedeu à Rádio Nacional da Guiné-Bissau, Wang Hua sublinhou que devido à mudança de primeiro-ministro na Guiné-Bissau, na última semana, o governo chinês aguarda que a nova equipa esclareça se pretende ou não dar continuidade ao acordado pelo anterior executivo: “Tecnicamente não há problema e financeiramente também não”, observou, sublinhando que uma equipa de peritos chineses já se encontra em Bissau para trabalhos preliminares.

Ainda de acordo com o diplomata chinês, a autoestrada a ser construída em direção ao norte do país terá duas vias com três faixas de rodagem cada. Wang Hua reitera que Pequim necessita apenas de luz verde de Bissau para dar o pontapé de saída na empreitada.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s