Acidente do GP de Macau justifica novas protecções para carros de Fórmula 1

 

macau

Os pilotos da Fórmula 1 deram o seu apoio ao projecto da Federação Internacional do Automóvel (FIA) de desenvolver trabalhos em torno de um novo dispositivo de segurança para os carros de Fórmula 1. O dispositivo é identificado como uma auréola metálica para reforçar a protecção dos cockpits abertos. Na apresentação, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi exibido um espectacular acidente ocorrido há uma semana, no último Grande Prémio de Macau, do qual os pilotos envolvidos tiveram sorte em escapar ilesos.

O vídeo mostra um excerto da primeira volta da corrida de qualificação da Taça do Mundo de Fórmula 3. O excerto em questão alude ao momento em que o japonês Daiki Sasaki, da B-Max, trava a fundo para evitar outros carros que abrandaram após tocarem no muro na curva do Mandarim. Mas, logo atrás, vem o chinês Hong Li Ye, que não consegue evitar o violento choque contra a traseira de Sasaki. O carro de Hong é projectado no ar, por cima da asa traseira do companheiro de equipa e, ao cair, faz uma pirueta e a sua roda traseira direita atinge o cockpit e o capacete de Sasaki.

Segundo a FIA, o incidente só demonstra porquê razão há benefícios óbvios na melhoria dos preceitos de protecção tendo em vista a segurança dos pilotos, que conduzem em cockpits abertos. Na apresentação em Abu Dhabi, os pilotos tiveram acesso também aos últimos progressos feitos nas auréolas, entretanto já testadas por todas as equipas que competem na Fórmula 1.

Embora não tenha sido realizada uma votação formal entre os pilotos para saber quem estava contra ou a favor da introdução do novo dispositivo nos carros, as discussões e comentários que tiveram lugar na reunião – bem como os formulários preenchidos pelos pilotos depois de testarem a protecção do cockpit – deixaram o organismo que tutela a modalidade ainda mais empenhado em desenvolver o conceito, noticia a plataforma Motorsport.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s