Poly Macau Art Auction: Fazer dos leilões de arte uma tendência

Depois do sucesso do primeiro Poly Macau Art Auction em Janeiro deste ano, no qual as vendas alcançaram os 245 milhões de Hong Kong dólares, as licitações de obras de arte voltam a marcar presença no território, no Regency Art Hotel, na Taipa. As licitações voltam a estar hoje na ordem do dia na unidade hoteleira.

1-sabrina

Arte chinesa e asiática das vertentes Moderna e Contemporânea, pintura e caligrafia chinesas, cerâmica e colecções de jóias e de obras prestigiadas. São estas algumas das variantes do coleccionismo que deverão atrair esta tarde coleccionadores e visitantes ao Regency Art Hotel, unidade hoteleira que acolhe a segunda edição do “Poly Macau Art Auction”. As peças que serão hoje leiloados estiveram em exibição no hotel ao longo dos dois últimos dias.

Fatima Lam, relações públicas e responsável de marketing do Poly Auction de Hong Kong (na região vizinha o evento completa o seu quinto aniversário este ano) explicou ao PONTO FINAL que esta segunda edição se diferencia da que aconteceu, pela primeira vez em Macau, no início do corrente ano porque desta feita o certame tem um pendor mais institucional: “Esta edição é diferente porque temos Sabrina Ho como directora do Poly Auction Macau e o Governo de Macau convidou-a também a ser representante promotora de eventos culturais do território”, referiu Fatima ao PONTO FINAL.

O leilão Poly Macau Art resulta da cooperação entre a empresa Chiu Yeng Culture e a Poly Auction Hong Kong. Fundada por Sabrina Ho, filha do magnata Stanley Ho e da deputada Angela Leong, em Outubro de 2015, a Chiu Yeng Culture propõe-se estabelecer uma plataforma dinâmica de intercâmbio de arte e de cultura entre Macau e as regiões vizinhas.

O objectivo do acordo firmado com a Poly Auction Hong Kong passa por transformar Macau num lugar propício à realização de leilões e num reduto importante de arte e cultura, num esforço que tem em vista o desenvolvimento contínuo das indústrias culturais do território.

As obras artísticas seleccionadas resultaram do trabalho de prospecção conduzido por especialistas dos diferentes departamentos da leiloeira de Hong Kong. As escolhas “dependem do mercado” e da “consignação das obras de arte por parte dos coleccionadores”, explicou Fatima Lam ao PONTO FINAL. Os especialistas, por agora, são oriundos de Hong Kong devido sobretudo ao facto do evento ser tão recente em Macau, mas Fatima Lam acredita que no futuro deverá ser possível desenvolver “departamentos e especialistas locais”.

O leilão desta tarde vai abarcar um número alargado de obras de reconhecidos artistas, entre eles Wu Guanzhong. O quadro “Snowscape in Beijing” tem um valor inicial de licitação da ordem dos 28 milhões de dólares de Hong Kong. Á espera de novos proprietários estão também obra de Zhang Daqian e de Cui Ruzhuo, artista com grande notoriedade na Rússia e no Japão.

Em declarações ao PONTO FINAL, Fatima Lam defendeu que Macau possui um grande número de potenciais compradores de arte e destacou, também, o interesse da população mais jovem pelo sector da arte e da cultura.

Em Janeiro, para além de se ter afirmado como um espaço dinâmico de permuta de referências artísticas, a primeira edição do “Poly Macau Art Auction” conseguiu concretizar vendas no valor de 245 milhões de dólares de Hong Kong. Para hoje, ainda assim,  as expectativas são moderadas: “Esperamos que o resultado seja bom, mas não esperamos demasiado”, revelou Lam. “Vamos tentar continuar a realizar eventos de arte e a principal prioridade é desenvolver o mercado de Macau”, concluiu a responsável. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s