Importação de mão-de-obra necessária no sector bancário e finanças, diz AMM

0-amcm

A Autoridade Monetária de Macau (AMM) está a proceder a uma revisão do Regime Jurídico das Sociedades de Locação Financeira, no sentido de facilitar as operações. O organismo assegura que o Governo está a implementar a estratégia de “importação” e de “desenvolvimento de talentos locais”, por forma a fazer face à escassez de mão-de-obra no sector.

A informação foi adiantada numa carta assinada por Teng Lin Seng, presidente do Conselho de Administração da AMM, em resposta a uma interpelação escrita apresentada pelo deputado Si Ka Lon que exigia explicações da parte do Executivo para a falta de recursos humanos na área das finanças e para o desenvolvimento de  indústria financeira direccionada para os mercados e agentes lusófonos.

No comunicado, com data de 31 de Outubro, a Autoridade Monetária de Macau reconhece que, com o rápido crescimento da economia do território, o sector bancário e financeiro tem o mesmo problema de escassez de mão-de-obra que as outras indústrias, sendo que necessita de recursos com elevadas qualificações profissionais.

Neste sentido, foi constituído um grupo de trabalho interdepartamental, que inclui a Autoridade Monetária de Macau, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e a Direcção dos Serviços de Assuntos Laborais (DSAL), para proceder a uma recolha de pareceres junto ao sector. Além disso, refere o comunicado, na fase inicial do desenvolvimento da indústria financeira, o Governo irá considerar a estratégia abrangente de “importação” e ” desenvolvimento de talentos locais”.

A curto prazo, as autoridades vão continuar a optimizar a actual introdução de talentos e importação de trabalhadores não locais para promover o desenvolvimento da indústria. Para o médio e longo prazo, o Governo prevê a abertura de cursos de certificação profissional através do Instituto de Formação Financeira de Macau em colaboração com universidades e agências de formação, tanto locais como em representação do exterior.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s