Selecção sobe doze lugares no ranking da FIFA

A presença na final da Taça da Solidariedade valeu à selecção de futebol do território um salto de doze posições na tabela da FIFA. Macau ocupa agora o 184.o posto da classificação e o desempenho do onze do Lótus na Malásia chamou a atenção da revista World Soccer, que está a preparar um artigo sobre o futebol do território, apurou o PONTO FINAL.

1-macau3fas_0_0

Marco Carvalho*

A selecção de Futebol do território protagonizou uma das maiores subidas no âmbito do ranking da FIFA, ao galgar doze posições na tabela da Federação Internacional das Associações de Futebol, depois de na semana passada ter disputado a final da edição inaugural da Taça da Solidariedade da Confederação Asiática de Futebol.

O onze orientado por Joseph Tam Iao San perdeu o encontro decisivo da prova, disputada na cidade malaia de Kuching. Na final da prova, a selecção do Lótus foi derrotada pela congénere nepalesa pela margem mínima, mas o desempenho da formação local não passou despercebido nem à FIFA, nem à imprensa internacional. O PONTO FINAL sabe que revista World Soccer está a preparar um artigo de fundo sobre o futebol do território, com destaque para a presença da Casa do Sport Lisboa e Benfica de Macau nas competições asiáticas de clubes e para o desempenho do conjunto orientado por Tam Iao San na Taça da Solidariedade.

A presença de Macau no encontro decisivo da competição valeu a subida da selecção do território do 196.o para o 184.o lugar do ranking da FIFA. A selecção do Lótus volta a entrar já amanhã em campo para disputar a primeira mão de um torneio de intercâmbio com uma selecção em representação da vizinha província continental de Cantão.

 

Portugal mantém oitavo posto

 

A selecção portuguesa de futebol manteve-se ontem em oitavo no ‘ranking’ da FIFA, que continua a ser liderado pela Argentina, embora sob ‘ameaça’ do Brasil, que subiu para segundo.

Numa actualização com algumas alterações entre os 10 primeiros, a Alemanha, campeã do mundo, ‘caiu’ para terceiro, enquanto o Chile ‘galgou’ dois lugares, para quarto, posição que há um mês era ocupada pela Bélgica, que está agora em quinto.

Também fruto da ‘valorização’ do Chile, a Colômbia foi relegada da quinta para a sexta posição. Os restantes lugares entre a elite do ‘top-10’ continuam ocupados, por esta ordem, por França, Portugal, Uruguai e Espanha.

A Suíça é a mais bem classificada dos cinco adversários de Portugal no grupo B da qualificação europeia para o Mundial2018, estando agora ‘às portas’ do ‘top-10’, depois de ‘saltar’ do 14.º para o 11.º lugar.

A Hungria baixou quatro posições, para 26.º, as Ilhas Faroé sofreram um ‘rombo’ de 10 lugares, para o 84.º, a Letónia subiu quatro, para 112.ª, enquanto Andorra permanece em 203.º.

Entre os países lusófonos, a Guiné-Bissau subiu de 69.ª para 68.ª, Cabo Verde desceu de 71.º para 80.º, Moçambique saiu do ‘top-100’, de 95.º para 108.º, Angola também ‘escorregou’ dez posições, para o 144.º posto, São Tomé e Príncipe manteve-se em 153.º e Timor-Leste (186.º) perdeu cinco lugares, para o 191.º posto.

 

 

* com agência Lusa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s