Vinhos portugueses em destaque em curso de enologia promovida pela Rádio Macau

17097620_dph0z

João Paulo Martins está uma vez mais no território para partilhar os seus conhecimentos sobre vinhos e a indústria vitivinícola. Pelo terceiro ano consecutivo, a Rádio Macau – e mais concretamente o programa “Vinhos na Rádio”, apresentado pelo jornalista Gilberto Lopes – é a responsável pela promoção da formação, aproveitando a deslocação a Macau do especialista português.

Na Casa Garden, ontem e hoje, uma dezena e meia de entusiastas da enologia reforçam o seu conhecimento sobre vinhos. Ontem, no final do primeiro dia de formação, João Paulo Martins, manifestou-se contente com a adesão e o interesse dos formandos: “É bom ver que já é a terceira vez que vejo algumas pessoas aqui, o que é muito bom sinal. Também vejo algumas caras novas, o que quer dizer que esta iniciativa despertou algum interesse”, disse ao PONTO FINAL.

Todos portugueses, os vinhos escolhidos para discussão durante os dois dias de curso –  “22 vinhos –  branco, tinto e madeira”, como revelou ao PONTO FINAL Gilberto Lopes – tiveram o propósito de contrariar a tendência de enaltecer maioritariamente vinhos estrangeiros, colocando em destaque marcas e castas de Portugal: “Portugal é muito rico em castas”, lembrou João Paulo Martins.

“[Ontem] falámos sobre o vinho madeira que não é muito consumido, não é muito comprado, não é muito vendido e nem é muito produzido”, sublinhou o autor de “Vinhos de Portugal”, um guia de vinhos publicado anualmente há duas décadas e que, depois de uma pausa este ano, vai passar a ser publicado de dois em dois anos. “[Hoje] vamos falar sobre vinho tinto e branco”, complementou o especialista em vinhos.

O curso, que se realiza desde 2013, surgiu depois dos ouvintes do programa “Vinhos na Rádio” se manifestaram favoráveis à realização de uma iniciativa da índole. Os participantes não precisam de possuir qualquer formação em enologia para se inscrever na formação.

No seu currículo, preenchido com várias décadas de experiência na área da enologia, também consta o programa “Vinhos na Rádio”, transmitido semanalmente na Rádio Macau e com o qual colabora como “consultor”. João Paulo Martins acha simpático que Gilberto Lopes utilize este termo, uma vez que a sua participação é pontual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s