Rota das Letras em destaque em Festival Cultural de Cantão

Os organizadores  do Festival Literário de Macau foram convidados para apresentar o Rota das Letras no Syu Heoi Canton, um dos principais eventos culturais independentes da capital da vizinha província de Canton. O certame conhece este ano a sua sétima edição.

syu-heoi-canton-2016

Wendi Song

Organizada pela Peter’s Cat Book – uma das mais famosas lojas de venda de livros em segunda mão da cidade de Guangzhou – a edição de 2016 do Festival Cultural  Syu Heoi Canton arranca no próximo fim-de-semana na capital da vizinha província continental.

Financiado pela galeria Gloria 225, o evento anual conhece este ano a sua sétima edição e convidou mais de três dezenas de personalidades de Hong Kong, de Macau e de outras cidades da China Continental – incluindo escritores, jornalistas, editores, fotógrafos, cartoonistas e músicos independentes –  para se juntarem ao evento. No sábado e no domingo o certame vai proporcionar a participantes e visitantes um vasto leque de actividades que abrangem desde uma feira do livro em segunda mão a espectáculos e seminários e contempla ainda a organização de workshops e acções de formação.

Todos os anos, o espírito de partilha de livros e de experiências de leitura toma conta do evento. Os organizadores do Syu Heoi Canton pedem aos visitantes para se fazerem acompanhar no mínimo por um livro  em segunda mão que servirá de bilhete de entrada, e outro para juntar aos restantes que estão expostos na feira.

Este ano, os responsáveis pelo certame sugerem também aos seus convidados  que escolham dez dos seus livros favoritos, revelem a sua escolha durante a feira de livros em segunda mão e partilhem as razões que explicam as suas escolhas. Ao fazer com que os livros circulem de mão em mão, os organizadores esperam que o evento permita estabelecer ligações emocionais entre leitores do mesmo livro e que estes acabem por partilhar, entre si, o seu gosto por livros e pela leitura.

Uma edição especial fac-similada de revistas de arte e de cultura chinesa dos anos 1920 e 1930 vai ser apresentada durante o evento. Os organizadores do Syu Heoi Canton propõe um passeio a pé até às academias históricas da dinastia Qing, situadas na zona mais antiga de Guangzhou. Com início no espaço principal de Syu Heoi Canton, situado no número 225 da Beijing Road, os participantes seguem depois para as atracções históricas mais próximas.

Em representação do território estarão Ricardo Pinto e Hélder Beja, director e vice-director do Rota das Letras – Festival Literário de Macau. Os dois responsáveis vão partilhar a experiência de criação de um festival literário num território como Macau. A iniciativa está agendada para as 14h30 do próximo sábado.

Ainda na noite de sábado, o artista chinês A Fei, renomado músico independente, e Zhang Xiazhou, director de arte da Modernsky – uma editora de música líder no mercado da República Democrática da China – vão desempenhar funções de DJ na LP Big Party, trazendo para este evento especial músicas da era dourada das gravações em vinil.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s