Ng Lap Seng acusado de novas transgressões

Para além de ser suspeito de suborno e de branqueamento de capitais, o empresário do território vai ter de responder também em tribunal pela suposta violação do U.S Foreign Practices Act. O despacho revisto de acusação revela que Ng Lap Seng era conhecido por “Boss Wu” pelos seus interlocutores.

Ng Lap Seng, a Macau billionaire real estate developer, arrives for a hearing at the federal courthouse in New York

Os procuradores do Ministério Público norte-americano consignados ao caso que envolve Ng Lap Seng apresentaram na terça-feira novas acusações contra o empresário do território. O promotor imobiliário – recorde-se – encontra-se em prisão domiciliária em Nova Iorque desde o final do ano passado sob suspeita de ter pago centenas de milhares de dólares em subornos a John Ashe, um antigo presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas entretanto falecido.

Um despacho de acusação revisto foi entregue na terça-feira pelo Ministério Público dos Estados Unidos da América no Tribunal Federal de Manhattan. Para além das acusações já imputadas a Ng Lap Seng e ao seu assistente, Jeff Yin, no novo documento ambos os suspeitos são ainda acusados de terem violado o U.S Foreign Corrupt Practices Act,  o diploma que regula a prática de crimes de corrupção no exterior.

Os procuradores do Ministério Público norte-americano acusam ainda Jeff Yin de crimes de natureza fiscal. No despacho revisto, o assistente de Ng Lap Seng é acusado de evasão fiscal e de ter ajudado um diplomata da República Dominicana envolvido no esquema a esconder do fisco norte-americano uma parte considerável do seu rendimento.

No despacho revisto de acusação, o Ministério Público norte-americano revela ainda a alcunha pela qual o empresário do território era referenciado pelos seus interlocutores. Também conhecido por David Ng ou David Wu (a versão em mandarim de “Ng”), o presidente do grupo Sun Kian Ip era supostamente tratado por John Ashe e por outros diplomatas da Organização das Nações Unidas por “Boss Wu” (“patrão Wu”).

Contactados pela agência Reuters, os advogados de defesa de Ng Lap Seng e de Jeff Yin recusaram-se a tecer comentários sobre o novo teor das acusações produzidas pelo Ministério Público dos Estados Unidos. Tanto Ng como Yin negaram no passado que tenham sido responsáveis por quaisquer transgressões. Ambos se dizem inocentes das acusações de suborno e de lavagem de capitais de que são acusados.

Ng, que já foi no final da década de noventa investigado pela justiça norte-americana depois de alegadamente ter contribuído com um donativo para a campanha que resultou na reeleição do ex-presidente Bill Clinton, é um dos sete arguidos contra os quais já foi deduzida acusação no âmbito do escândalo de corrupção que envolve antigos altos quadros da ONU.

O Ministério Público norte-americano acusa Ng Lap Seng e Jeff Yin de terem pago mais de meio milhão de dólares norte-americanos a John Ashe, um antigo diplomata de Antígua e Barbuda que chegou a desempenhar o cargo de presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas no biénio de 2013/2014. O embaixador morreu em Junho último enquanto aguardava o início do julgamento.

O despacho de acusação sustenta que Ng e Yin terão também pago subornos a Francis Lorenzo, embaixador substituto da República Dominicana junto das Nações Unidas. O antigo diplomata dominicano declarou-se culpado das acusações contra ele dirigidas, depois de ter assinado um acordo em que se propunha cooperar com as autoridades norte-americanas.

O principal objectivo dos subornos, explicita o despacho de acusação, seria o de garantir o apoio activo de ambos os diplomatas à construção, em Macau, de um centro de conferências sancionado pela ONU. A construção da infra-estrutura estaria supostamente a cargo do grupo Sun Kian Ip.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s