Jorge Forjaz e “o espelho da comunidade macaense”

A investigação exaustiva de Jorge Forjaz sobre as famílias macaenses arrancou antes ainda do regresso de Macau à soberania chinesa. O historiador e genealogista da Academia de História Portuguesa lança agora a segunda edição de “Famílias Macaenses”, uma obra com o apoio do Albergue SCM e da Fundação Macau.

0-macaenses_hoquei_1930

São cinco volumes, três milhares de fotografias e um índice que inclui todos os nomes mencionados ao longo da obra. A segunda edição da obra “Famílias Macaenses” vai ser apresentada na próxima terça-feira, pelas 16 horas, no Auditório da Universidade de Macau. A apresentação está incluída no Programa da edição de 2016 do Encontro das Comunidades Macaenses pelo que vai contar com a presença de macaenses radicados em várias partes do mundo.

A primeira edição da obra foi o resultado de um trabalho de pesquisa exaustivo que se prolongou por cinco anos e que pela primeira vez reuniu o registo das famílias macaenses dispersas, primeiro, pelo imenso território da China Continental, do Japão, da Tailândia e de Singapura ou, mais tarde, pelo Brasil, Portugal, Austrália, Canadá e EUA. Em 1996, o lançamento da obra atraiu mais de um milhar de participantes e o labor colocado na execução da obra é bem resumido por um único vocábulo: “É uma obra monumental sobre as famílias macaenses e sobre a diáspora dessas famílias espalhadas pelo mundo”, esclareceu Vera Leça, curadora da vertente cultural do Albergue SCM.

Em 2011, Jorge Forjaz esteve em Macau a convite do Albergue SCM a propósito do 15.o do aniversario do lançamento da obra. O enorme sucesso da obra inicial despertou o interesse de Carlos Marreiros. O arquitecto propôs, então, a Jorge Forjaz, a realização de uma segunda edição actualizada: “Ou seja, a revisão e actualização da primeira versão de ‘Famílias Macaenses’”, explicou Vera Leça ao PONTO FINAL.

“No ano passado, Forjaz veio [a Macau] fazer uma conferência, fez um levantamento exaustivo no Arquivo de Macau e no [arquivo histórico] de Hong Kong, de onde reuniu mais informação. Portanto, esta segunda edição é uma obra muito actualizada e com uma dimensão muito maior”, reiterou a curadora.

Em conjunto com a Fundação Macau – que avançou com o patrocínio –, o Albergue SCM apostou na nova publicação e responsabilizou-se pela sua edição. A importância adjacente ao trabalho do investigador é inegável, garante a curadora das actividades culturais do Albergue SCM: “É, no fundo, o retrato das famílias macaenses ao longo da história, desde o nascimento da comunidade à forma como os macaenses espalharam pelo mundo”. As obras de Jorge Forjaz podem ser olhadas pela perspectiva de “um espelho da comunidade macaense”, concluiu Vera Leça.

 

 

Albergue dinamiza workshop de lanternas tradicionais chinesas

3-coelho

Para além do apoio facultado à reedição da obra família “Famílias Macaenses”, da autoria de Jorge Forjaz, o Albergue SCM tem em carteira uma série de outras actividades, algumas das quais vão ao encontro do espírito característico da época natalícia.

Depois do Mercado de Natal agendado para o dia 3 de Dezembro, o dia 5 será marcado pelo arranque do workshop de “Lanternas Tradicionais Chinesas – Parte 18”. Na sua 18ª. edição, este workshop é promovido e desenvolvido pelo Albergue SCM há seis anos: “Fazemos dois workshops anuais. Inicialmente era com o mestre chinês que já não está entre nós, mas que passou as técnicas ao mestre Alfredo Ceynas, que é agora o instrutor”, referiu a responsável pela curadoria do âmbito cultural do espaço no Bairro de São Lázaro.

“Apesar de agora, as lanternas já não serem como eram antigamente – com bamboo e arame – aqui preservamos e ensinamos as técnicas antigas. É importante para as gerações futuras, para não se deixar cair a tradição”, rematou Vera Leça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s