Inaugurada cátedra em português na Universidade de Goa

 

13_feat_basilica-of-bom-jesus-church-goa

A Universidade de Goa inaugurou ontem uma cátedra em língua portuguesa, que vai permitir aprofundar a investigação linguística e as relações entre o português e as línguas asiáticas, em particular as indianas.

“A cátedra representa a consolidação dos estudos do Departamento de Português da Universidade de Goa, e com este projecto podemos avançar para programas mais avançados nas áreas da linguística, da literatura comparada e dos estudos culturais”, disse à agência Lusa o responsável pelo Departamento de Português, Delfim Correia da Silva.

“Dentro dessa área de estudos culturais teremos a participação de diversos especialistas, desde arquitectura, música, mas também história e as artes em geral”, acrescentou.

Financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, foi designada Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara em homenagem ao “acérrimo defensor do Concani” e responsável por “vários trabalhos de investigação sobre a relação entre esta língua indiana e o Português”.

A inauguração contou com uma palestra do professor Hugo Cardoso, docentes que já leccionou na Universidade de Macau e que a partir de quinta-feira dá início às aulas. Cardoso “tem desenvolvido imenso trabalho de investigação na relação do português com os crioulos asiáticos e também com as línguas do sul da Ásia e em particular na Índia”, explicou Delfim Correia da Silva.

“Era para nós fundamental que a cátedra se iniciasse com esta área de investigação – a linguística. (…) No caso de Goa é importante estudarmos de forma científica e sistemática todas as influências que se verificaram e os resultados do contacto linguístico entre o Português e o Concani”, acrescentou o responsável pelo Departamento de Português da Universidade de Goa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s