Governo de Macau ignorou chegada de Primeiro-Ministro de Portugal

antonio-costa

Em Outubro quando António Costa, Primeiro-Ministro português, visitou Macau para participar nas V Conferência Ministerial do Fórum Macau não estava ninguém do Executivo no aeroporto para receber o chefe do Governo português. O caso foi denunciado ontem pelo deputado José Pereira Coutinho, no âmbito da discussão sobre responsabilização dos directores da administração: “Houve um dirigente ministerial que visitou Macau em Outubro mas ninguém do Governo foi recebê-lo, nem um tradutor nem um chefe de gabinete. Porque é que o Primeiro-Ministro de Portugal não foi recebido por ninguém quando chegou ao aeroporto? Porque é que ninguém assumiu a responsabilidade por isso?”, perguntou José Pereira Coutinho a Sónia Chan.

Contudo, se António Costa foi ignorado à chegada a Macau, a pergunta sobre este caso concreto também teve o mesmo destino, com a resposta a ser dada de uma forma geral: “Através da formação do pessoal esperamos que seja possível elevar a ética dos trabalhadores e as capacidades profissionais. Os serviços têm a responsabilidade de gerir melhor os trabalhadores. Existem muitos mecanismos de fiscalização internos como o CCAC e o Comissariado de Auditoria, o público e os próprios deputados”, disse a secretária.

A resposta valeu críticas do deputado que se mostrou insatisfeito com as explicações e apontou o caso de Ho Chio Meng como uma contradição às palavras da secretária:  “Parece que não respondeu às minhas perguntas… Quanto à responsabilização dos principais dirigentes e olhando para os casos como o que envolveu Ao Man Long, há sempre a presunção da inocência até ser conhecida a decisão do tribunal. Mas olhando para o caso do ex-Procurador e de acordo com a acusação ele cometeu quase um crime por dia… Isso contraria o que está a dizer”, apontou José Pereira Coutinho.

Ho Chio Meng foi o Procurador da RAEM entre 1999 e Dezembro de 2014, enquanto Sónia Chan assumiu o seu cargo actual no mês em que Ho Chio Meng abandonou essa posição.

 

J.S.F.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s