Valores do comércio a retalho voltam a baixar no terceiro trimestre

P1000411
O volume de negócios movimentado pelos estabelecimentos do comércio a retalho no terceiro trimestre do ano cifrou-se em 13,57 mil milhões de patacas, superando os 13,15 mil milhões de patacas do segundo trimestre. Um tal montante corresponde, ainda assim, a uma descida de 7,4 por cento, comparativamente aos montantes alcançados no mesmo período de 2015.
De acordo com um relatório divulgado ontem pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o segmento dos relógios e joalharia foi o que gerou maior volume de negócios, contribuindo com 20 por cento do total das transacções referenciadas. A seguir, aparecem os segmentos de mercadorias de armazéns e quinquilharias (15,1 por cento), o de vestuário para adultos (11,7 por cento), o de artigos de couro (11,3 por cento) e o de mercadorias de supermercado (7,7 por cento).
Devido ao abrandamento da procura, registaram-se, no entanto, decréscimos significativos, em termos homólogos, no volume de negócios do segmento relativo ao comércio automóvel (menos 38,7 por cento) e de relógios e joalharia (menos 21,2 por cento). Verificaram-se descidas também no volume de negócios relativos a mercadorias de supermercado (menos 6,6 por cento) e de mercadorias de armazéns e quinquilharias (menos 5,8 por cento). Por outro lado, observaram-se subidas significativas no volume de transacções de artigos de couro (mais 14,7 por cento) e de combustíveis para veículos a motor (mais 10,5 por cento).
Nos três primeiros trimestres de 2016, o volume de negócios dos estabelecimentos de comércio a retalho resultou na movimentação de 41,53 mil milhões de patacas, um montante que é 9,4 por cento inferior ao registado no mesmo período do ano passado.
No terceiro trimestre o volume de vendas do comércio a retalho aumentou 3,4 por cento em termos trimestrais, depois de eliminados os factores que influenciam os preços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s