Um paraíso para gatos abandonados

Mudam-se os tempos, mas nem por isso se alteram as práticas. O número de animais abandonados continua a aumentar no território. A Anima, que actua no sentido de contrariar a tendência, dá a conhecer agora a sua nova aposta: um abrigo exclusivo para felinos.

shelter-cat3.jpg
Há um novo paraíso para felinos à entrada da vila de Coloane. O “Cat’s Paradise”, nova aposta da Anima para gatos abandonados, situa-se nas antigas instalações da Associação de Reabilitação de Toxicodependentes de Macau, situado do outro lado da estrada do mercado de Coloane. O edifício mantém alguns dos antigos problemas estruturais, nomeadamente quando chove, “mas os gatos adoram”, disse, ao PONTO FINAL, Albano Martins, presidente da Anima.
Espaçoso, com várias divisões abertas e um primeiro andar com árvores. É assim o abrigo que acolhe, pelo menos por agora, 160 felinos abandonados ou nascidos na rua: “Aqui eles estão bem porque estão protegidos. Têm um espaço muito grande para brincar e para passear. Livres. Tem ainda a zona de animais com PIF – Peritonite Infecciosa Felina – para que não contaminem os restantes. Ainda assim, esses animais têm um espaço grande e também estão livres dentro desse espaço”, assegura o dirigente.
A transferência dos gatos para as novas instalações está a decorrer gradualmente. Num espaço de cinco ou seis dias os animais já devem estar acomodados na sua nova casa. Os que já chegaram, “estão agora na fase de adaptação – os gatos levam sete dias a adaptar-se”, esclarece Albano Martins. Na cerimónia de inauguração do Anima Cat’s Paradise, agendada para a tarde de próximo sábado, espera-se que a casa esteja composta na sua totalidade.
Em declarações ao PONTO FINAL, Albano Martins manifestou a sua preocupação relativamente ao facto do número de gatos abandonados ou perdidos continuar a aumentar. O dirigente lembra que a legislação em vigor continua a não responder a problemas tidos como prementes por parte da Anima: “A Lei diz que protege todos os animais, mas não é bem verdade. Os gatos, se forem abandonados, não têm microchip”. Os felinos não são vacinados contra o vírus da raiva, lembrou também Albano Martins.
O dirigente da Anima defendeu a necessidade do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) agir o mais rapidamente possível: “Solicitámos ao Governo que todos os gatos sejam vacinados e que lhes seja colocado o microchip(…) Entretanto a Lei surgiu e não contemplou os gatos. A Lei diz que qualquer pessoa que abandone um animal é punida, mas como é que se prova o abandono de um gato se ele não tem chip electrónico?”, questionou. A Anima, enquanto Associação de Utilidade Pública Administrativa, compromete-se, por isto, “a colocar chip electrónico a todos os animais e a vaciná-los todos contra a raiva”, garantiu o activista dos direitos dos animais.

Soluções para o Canídromo terão de vir de fora

O presidente da direcção da associação de defesa dos direitos dos animais garante que não está sozinho na convicção de que o Canídromo vai fechar portas no final de 2018. Neste momento, a expectativa gira em torno da possibilidade de o Governo vir “a convencer [a Companhia de Corridas de Galgos de Macau] a entregar os animais, porque se o Governo não tomar essa decisão, os animais vão morrer todos até chegarmos a 2018”, defende. A vontade da Anima é que os animais lhe sejam entregues, reiterou Albano Martins.
A adopção a nível internacional também é contemplada nas acções da associação. Já existem acordos, “não escritos mas falados, com organizações a nível mundial que vão querer [acolher] os animais.” Espanha, Irlanda, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América no mês de Outubro, foram alguns dos países que Albano Martins visitou com o objectivo de negociar uma eventual solução para o Canídromo.
As reuniões com Portugal, que têm por finalidade a construção de um centro de adopção e alojamento de animais no Alentejo, vão acontecer oficialmente no mês de Dezembro, mas o dirigente preferiu não adiantar mais informações antes do encontro. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s