Tóquio2020, Ordem para poupar

3-tokyo

O comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 propôs esta terça-feira um corte de um bilião de ienes – cerca de 8.500 milhões de euros – no orçamento estimado para o evento. Se a proposta avançar, o custo global de Tóquio2020 iria ficar-se nos dois biliões de ienes (quase 17.000 milhões de euros).
A proposta da organização pressupõe um corte superior ao tecto determinado pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que estabeleceu um máximo de três biliões de ienes (25,5 mil milhões de euros).
O comité organizador, os responsáveis metropolitanos da capital japonesa, o Governo central e o Comité Olímpico Internacional (COI) reavaliam actualmente o orçamento para os próximos Jogos Olímpicos, que deverá ser apresentado oficialmente a 29 de Novembro, segundo fontes governamentais nipónicas, citadas pela agência de notícias Kyodo.
As contas finais ficarão definidas depois de aprovadas alterações aos locais das sedes de algumas modalidades de forma a reduzir custos.
A primeira estimativa, apresentada ao COI em 2013 – ainda no processo de candidatura – rondava os 730.000 milhões de ienes, cerca de 6.300 milhões de euros.
No entanto, uma auditoria independente, solicitada pelos responsáveis do município de Tóquio, estimou que seriam necessários 3.000 milhões de ienes só em infra-estruturas. Este valor abrangia, construção, manutenção e segurança. No mesmo relatório, a auditoria propôs medidas que permitissem baixar os custos e travar o ‘disparo’ do orçamento.
Neste âmbito, sugeria a reutilização de infra-estruturas desportivas já existentes em Tóquio e nos arredores da capital.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s