Hengqin, a terra prometida dos investidores de Macau

Representantes de 50 projectos recomendados pelo Governo ao Parque Industrial de Cooperação Guangdong-Macau participaram num fórum de intercâmbio na manhã de ontem. Os investidores vão, numa segunda fase, encontrar-se individualmente com a entidade gestora do parque industrial da nova zona de Hengqin de modo a terminar as negociações antes do Ano Novo Chinês.

 

1-zhuhai

 

Elisa Gao

No mês passado, o Governo recomendou 50 novos projectos de investimento ao Parque Industrial de Cooperação Guangdong-Macau, na vizinha ilha da Montanha. Encabeçados por investidores do território, os projectos têm como alvo os sectores do turismo, do lazer, da logística e comércio e das indústrias criativas e culturais. UM fórum de intercâmbio e procura de parcerias para estes projectos decorreu ontem no Zhuhai Holiday Resort Hotel. Niu Jing, director do Comité Administrativo da Nova Área de Hengqin, disse à imprensa, após o encontro, que, se um projecto for bom, a ilha da Montanha reservará terra suficiente para o seu desenvolvimento.
Em 2013, o Parque Industrial de Cooperação Guangdong-Macau recebeu 87 propostas de investimento endereçadas pelas autoridades do território. De um grupo inicial de 33 projectos de investimento apresentados pelo Governo de Macau em 2014, 16 foram aprovados e os seus promotores adquiriram terra no parque industrial em hasta pública. Dos 16 projectos aprovados, 12 as obras de instalação das estruturas já arrancaram este ano. Estima-se que alguns dos projectos estarão concluídos daqui a dois anos.
Quando questionado sobre se haverá terrenos suficientes para mais projectos de investimento oriundos de Macau, Niu Jing respondeu positivamente: “Se o projecto for bom – e puder promover a diversificação industrial – nós estamos dispostos a fornecer a terra correspondente e os recursos para que esses projectos descolem”, garante.
O director do comité administrativo da Nova Área da Ilha da Montanha assegurou que, para além dos cinco quilómetros quadrados do parque industrial, há outros terrenos preparados para os projectos de Macau: “Podemos ver que a Praça Amizade Lendária, sob construção, não está dentro do parque industrial, e alguns outros projectos em negociação estão também fora do parque industrial”.
Niu Jing reiterou que os promotores não precisam de se preocupar: “Eles têm que pensar como fazer bem o projecto, em vez de se preocuparem se há terreno para ele, porque a terra tem que estar disponível e eu posso assegurá-lo”.
Os 50 projectos de investimento constituem um segundo grupo do primeiro lote de 87 propostas colocadas ao dispor das autoridades de Macau e cobrem áreas como o turismo e lazer, logística e comércio, educação científica e investigação, indústrias culturais e criativas e alta tecnologia.
Niu Jing referiu no seu discurso que os 50 projectos concorreram a terrenos num total de 4.8 quilómetros quadrados e que os promotores dos projectos se vão encontrar individualmente com os responsáveis do parque industrial, para tentar finalizar as negociações antes do Ano Novo Chinês.
Maximiliano Lo, vice-presidente do Similan Group, referiu à imprensa que algumas medidas do parque industrial contribuíram para acelerar o processo de afirmação de valências na ilha da Montanha: “Por exemplo, alguns regulamentos em Hengqin, o serviço um-a-um do Governo, e os encontros regulares. Tudo isto realmente ajuda a encurtar o tempo para as empresas de forma muito efectiva”.
Sobre a circulação de patacas em Hengqin, Niu Jing revelou que tal ainda está em consulta no departamento de gestão financeira para que se decida como fazê-lo e, como tal, ainda não há uma calendarização para tal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s