Executivo da Daimler transferido depois de ter insultado os chineses

 

bn-dy486_cdaiml_p_20140804002758

Um responsável pelas operações na República Popular da China da fabricante de automóveis Daimler, detentora da marca Mercedes-Benz, foi transferido após ter alegadamente insultado um grupo de chineses e usado gás pimenta, numa disputa por um lugar de estacionamento.
“Vivo há um ano na China. A primeira coisa que aprendi aqui é: os chineses são todos uns cabrões”, terá dito Rainer Gaertner, director executivo da Daimler na segunda maior economia do planeta.
O homem alegadamente usou ainda gás pimenta para afastar um grupo de transeuntes que o confrontou. As palavras do executivo geraram milhares de comentários nas redes sociais chineses:”Todos os estrangeiros que não gostam da China devem ser postos fora do país, sem excepção”, comentou um utilizador no Sina Weibo, o Twitter chinês, reflectindo a opinião dominante entre os internautas.
Outro reagiu com um apelo vincado ao nacionalismo, exigindo que a China se afirme: “Os chineses devem erguer o peito. A nossa nação é muito forte. Não estamos abaixo de ninguém”.
Em comunicado, o grupo Daimler afirmou que o incidente é prejudicial para a empresa, independentemente do que Gaertner terá dito, e anunciou que o director será transferido para outro país.
A empresa afirma que resolveu a disputa de “forma amigável” com o condutor do outro veículo e que a polícia de Pequim resolveu encerrar o caso.
A República Popular da China é o maior mercado automóvel do mundo e, em 2015, foram vendidos 24,6 milhões de veículos no país – um recorde na história do sector automóvel.
Os consumidores e imprensa chinesa são particularmente sensíveis a atitudes e palavras entendidas como ofensivas para a China e casos do género tornam-se quase sempre virais nas redes sociais do país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s