Novo Macau contesta Exame Unificado de Acesso ao ensino superior

25716p5t2

A introdução de um exame unificado de acesso a quatro das mais relevantes instituições de ensino superior do território continua a gerar contestação. Ontem, a Associação Novo Macau entregou uma petição no Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) com mais de mil assinaturas, a contestar a introdução do mecanismo.
Na missiva ontem entregue ao GAES, é solicitado que o Executivo suspenda a realização dos exames agendados para a primeira metade do próximo ano, noticia a Rádio Macau. As novas regras de acesso ao Ensino Superior estarão em vigor já a partir do próximo ano, tendo em vista as candidaturas ao ensino superior válidas para o ano lectivo 2017/2018: “Estamos preocupados, no futuro, com a uniformização do ensino secundário e também das escolas primárias. Historicamente, Macau sempre teve uma grande diversidade de escolas e projectos educativos. Há escolas patrióticas que usam os manuais do Continente e outras escolas utilizam manuais de Hong Kong ou de Taiwan”, explicou Scott Chiang. “Agora com este exame unificado, inevitavelmente as escolas secundárias vão concentrar-se cada vez mais na preparação dos alunos para este exame. Isso pode contribuir ainda mais para diminuir a liberdade das escolas na definição dos seus projectos educativos”, afirmou o dirigente, em declarações à Rádio Macau.
Scott Chiang diz-se também preocupado com o anúncio, feito na semana passada pelo Chefe do Executivo, que dava conta de um novo manual de história produzido em colaboração com entidades governamentais do Continente. Scott Chiang diz que é mais um passo no cerco à diversidade do ensino em Macau.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s