Natal e artesanato. Um mercado “diferente” no Albergue

O conceito dos mercados de Natal ocidentais chega a Macau pelas mãos de Cátia Silva, gestora da empresa Bad Bad Maria. A paixão por trabalhos manuais levou a empreendedora a apostar num novo projecto que vai reunir num único evento espírito natalício, artesanato, gastronomia, workshops, estética e o “charme” do bairro de São Lázaro.

1-macau
O espírito natalício vai tomar conta do Albergue SCM no início do próximo mês. No dia 3, das 11h às 19h, os visitantes do Mercado de Natal vão poder encontrar produtos personalizados, feitos à mão e à medida do freguês. São 16 os expositores que se associaram a uma iniciativa com a chancela da Bad Bad Maria, uma empresa de organização de eventos fundada pela portuguesa Cátia Silva.
Com a organização do mercado de Natal, a Bad Bad Maria propõe-se contrariar a tendência de que os presentes de Natal se compram sempre à última da hora, na loja que estiver mais à mão: “A diferença entre ir a uma loja e comprar ou ir ao mercado e comprar é que o trabalho [no mercado] é muito mais personalizado”, disse, ao PONTO FINAL, a gestora da Bad Bad Maria. Cátia Silva nota uma evolução significativa na população de Macau em relação “à valorização da estética, das coisas bonitas e diferentes e dos produtos feitos à mão” que requerem muito trabalho e tempo aos artesãos. “Ver o processo de florescimento é muito engraçado”, acrescentou a empreendedora.
“O objectivo é reforçar o espírito natalício, num sítio em que o Natal – embora haja uma presença forte do cristianismo – não é tão demarcadamente significativo como outras épocas do ano”, referiu Cátia Silva a este jornal. A dinâmica artesanal e o incentivo dado aos artesãos locais agradou ao Albergue SCM, que aceitou o projecto concebido e proposto pela empresária.
Escolher o Albergue SCM como parceiro para o evento não constitui um acaso: “Tem aquele elemento de natureza que outros [sítios] não têm. A parte arquitectónica é bonita e, depois, tem as árvores maravilhosas. É mesmo um sonho tornado realidade, poder fazer alguma coisa no Albergue”, sublinhou Cátia Silva.
O Mercado de Natal da Bad Bad Maria é também uma das formas da empresa alargar horizontes e procurar chegar a um maior número de clientes. Ao longo dos mais de dois anos de existência da empresa, a gestora procurou sempre variar a oferta de produtos e serviços e a questão da percepção da estética estar a mudar e as pessoas começarem a ter preocupações que não tinham anteriormente “ajuda bastante o mercado a abrir-se e a que haja mais negócios”.
Apesar de existir um grande leque de empresas de organização de eventos em Macau, o conceito da Bad Bad Maria distingue-se dos demais, no entender de Cátia Silva. A atenção ao pormenor, a composição do material e a estética muito própria são alguns dos factores diferenciadores nos quais a empreendedora aposta quando prepara uma festa temática, um pequeno almoço, um presente personalizado ou um aniversário.
Depois de um boom inicial considerável, a crise sentida em Macau ao longo dos últimos dois anos fez-se sentir no volume de negócios: “Mas a verdade é que este ano as coisas estão a recuperar e está a haver um desenvolvimento diferente. Acho que também tem a ver com uma perspectiva e uma abordagem diferente que o Bad Bad Maria possa fazer. A questão da entrada na vertente de casamentos significa mais serviços que podemos prestar”, explicou Cátia que, antes de embarcar nesta aventura, leccionava na Escola Portuguesa de Macau.
Quanto ao mercado chinês, “a competição é um bocadinho injusta, mas acaba por ser sempre um grande desafio”, concluiu. J.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s